PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO DE MONITORAMENTO DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA CÁLCULO DE HORAS-FRIO E ESTUDO DE ANTECIPAÇÃO DE BROTAÇÃO EM VIDEIRAS.

  • Diego Guilherme Girelli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • José Mário Vicensi Grzybowski Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: DHT, Arduino, hoas-frio, uva.

Resumo

 

O projeto foi elaborado a fim de usar os recursos tecnológicos existentes disponíveis, de modo a automatizar o manejo agrícola e gerar conhecimento no cultivo de videiras. Para isso o trabalho teve o objetivo de construir um equipamento barato, simples em que realiza medições da temperatura e umidade, armazena estes dados em um cartão SD, e envia de tempo em tempo para um servidor web que pode ser acessado por um navegador conectado na mesma rede de internet. Com os dados gerados pode-se monitorar e realizar o cálculo de horas-frio antecipando a brotação em videiras. O projeto foi realizado com o estudo da plataforma arduino, sua interface e programação. Também foi estudado o sensor DHT11, módulo RTC, placas shield ETHERNET com cartão SD embutido.

Diego Guilherme Girelli1, José Mario Vicensi Grzybowski².

1Aluno, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim; ²Professor, Universidade da Fronteira Sul, Campus Erechim;

*Autor para correspondência: Diego Girelli(diegoggirelli@yahoo.com)

 

1 Introdução

A agricultura dos dias atuais tem rapidamente incorporado técnicas, instrumentos e métodos para a obtenção e processamento de informações com vistas à compreensão e gerenciamento mais detalhados dos processos agrícolas. Em nível regional, um dos processos de interesse é a superação da dormência vegetativa de videiras, que está diretamente relacionada ao acúmulo de horas-frio (número acumulado de horas com temperatura abaixo de 7 graus Celsius) da planta, tipicamente entre 50 a 400 horas, dependendo do cultivar. Nesse contexto, o monitoramento de temperatura e umidade em campo é importante para determinar o chamado índice bioclimático do cultivar e para obter séries históricas de dados do microclima. Esse conjunto de dados permite a escolha do momento adequado para poda e aplicação (ou não) de substâncias reguladoras, de forma a estimular uma melhor brotação e, potencialmente, o desenvolvimento de frutos de melhor qualidade.

 

2 Objetivo

Este projeto objetivou a utilização dos recursos da plataforma de prototipagem eletrônica de tecnologia aberta arduino para o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo que realize medições e armazenamento das grandezas temperatura e umidade no ambiente de cultivo de videiras. Com a disponibilidade dos dados gerados pelo protótipo localizado em um ponto específico no cultivar, poderá ser realizado o cálculo de horas-frio acumulado, assim pode-se prever sua brotação permitindo a escolha do momento adequado para poda e aplicação (ou não) de substâncias reguladoras, também de forma a permitir a obtenção dos parâmetros característicos da cultura. O desenvolvimento do projeto também teve como objetivo deixar disponível o know-how de desenvolvimento do protótipo em linguagem mais acessível para pessoas que não tenham tanto conhecimento na área de programação.

 

3 Metodologia

Para a construção do protótipo teve-se primeiro que conhecer a plataforma arduino Uno, o qual é constituído de um microcontrolador, pinos analógicos, digitais, entradas de energia, e também entrada para conexão USB onde é feita a programação. Para programar foi necessário seu software chamado de arduino IDE responsável por compilar o código de programação para a plataforma arduino. Também para este projeto foi usado um sensor DHT11 (o qual realiza medidas de umidade e temperatura), um módulo RTC (informa a data e hora), e uma placa shield ethernet com cartão SD embutido. Esta placa é responsável pela conexão com a internet e também armazenamento dos dados obtidos pelo sensor. A conexão com a internet foi realizada com a ligação de um cabo de rede ligado a um roteador e a placa ethernet. Para o funcionamento de cada módulo externo ligado ao arduino foi necessário ter sua biblioteca correspondente em que contém um trecho de software necessário para a função. Há diversas bibliotecas já instaladas no arduino IDE, porém em sua falta foi recorrido a sites próprios para bibliotecas em que foram baixadas. Para criar o servidor web o qual mostra a hora e os dados do sensor em tempo real foi necessário escolher um ip baseado de acordo com a rede conectada. Para a proteção do protótipo foi usado uma caixa de plástico na dimensão 11x6x4cm.

 

4 Resultados e Discussão

O protótipo foi montado e é capaz de realizar medições de temperatura e umidade, fornecer a data e a hora, armazenar os dados em cartão SD, e também envia-los para um servidor web que pode ser acessado com seu ip em qualquer navegador conectado na mesma rede. O seu custo ficou próximo de R$ 230,00 usando um cabo de 80 m, porém poderá variar de loja para loja, e do comprimento do cabo ethernet que irá ser usado entre o ponto de monitoramento e o roteador da rede.

 

 

5 Conclusão

A elaboração do protótipo foi concluída com sucesso e dentro do prazo previsto pelo projeto. Após a implementação de diversas versões, chegou-se a um modelo com custo abaixo e com todas as funcionalidades requeridas. Como resultados imediatos, acumulou-se o know-how necessário para o desenvolvimento do equipamento de medição. Além disso, o projeto contribuiu com a formação técnico-científica de um aluno bolsista de IC. Como perspectivas futuras, pretende-se divulgar o projeto do protótipo, de forma a permitir seu uso irrestrito. Espera-se também que o resultado do presente projeto proporcione condições para a obtenção sistemática de dados de campo, de forma a fomentar pesquisas acadêmicas no nível de graduação e mestrado na UFFS e que contribua para o fortalecimento da cadeia produtiva da uva na região.

Palavras-chave: DHT; Arduino; hoas-frio; uva.

Fonte de Financiamento

PIBIT – CNPq

Biografia do Autor

Diego Guilherme Girelli, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Estudante de engenharia ambiental
José Mário Vicensi Grzybowski, Universidade Federal da Fronteira Sul
Possui graduação em Matemática (URICER, 2004), mestrado em Modelagem Matemática (UNIJUÍ, 2008) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA, 2012). Atualmente, é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e revisor dos periódicos Journal of Physics A: Mathematical and Theoretical, Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation e Journal of Control Automation and Electrical Systems, entre outros.

Referências

Fábio Dos Reis, Arduino - O que são as Bibliotecas. Disponível em<http://www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/arduino/arduino-o-que-sao-as-bibliotecas/>. Acesso em: 22/07/16.

Karla Soares, O que é um Arduino e o que pode ser feito com ele?. Disponível em<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-um-arduino-e-o-que-pode-ser-feito-com-ele.html>. Acesso em:

Ronan Largura, Sensores DHT e Uso de Bibliotecas. Disponível em< http://blog.vidadesilicio.com.br/arduino/basico/sensores-dht/ >. Acesso em: 22/07/16.

Publicado
21-09-2016