AÇÃO DO EXTRATO DE Equisetum sp. NA QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE LOTES DE SEMENTES DE MILHO, SOJA E TRIGO

  • Janaina Silva Sarzi Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Juliane Ludwig Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
Palavras-chave: Cavalinha, Fungos, Germinação, Vigor.

Resumo

Devido à alta concentração de silício, a cavalinha (Equisetum sp.) tem potencial de uso no controle de fitopatógenos. Diante disso, foi objetivo do presente trabalho, verificar o efeito do extrato bruto dessa planta, em diferentes concentrações, sobre a qualidade fisiológica e sanitária de lotes de sementes de milho, soja e trigo. Para tanto, plantas de cavalinha foram secas em estuda, das quais foi preparado o extrato bruto a 10% (EBA 10%). A partir deste, foram realizadas as diluições de 40%, 20% e 10% além de uma testemunha onde se utilizou apenas água. As sementes das culturas foram depositadas sobre papéis umedecidos com as diferentes concentrações do EBA e submetidas ao teste de germinação e posterior avaliação do crescimento das plântulas germinadas (comprimento da parte aérea e radicular), bem como a avaliação da qualidade sanitária. Foi possível observar que, nas três culturas, para a maioria das cultivares, a maior concentração do EBA proporcionou ganhos no comprimento da radícula e altura da parte aérea das plântulas. Na avaliação da qualidade sanitária, na cultura do milho não houve redução dos principais fungos quando se utilizou o extrato de cavalinha, por outro lado, na cultura da soja e do trigo, esse efeito foi bem pronunciado, demonstrando o potencial dessa planta.

 

Referências

BERTALOT M.J.A et al. Métodos alternativos para controle de doenças fúngicas na cultura de jambu (Spilanthes oleraceae L.) através de Equisetum spp e preparado biodinâmico 501. Revista Brasileira de Agroecologia. v.5, p. 264-274, 2010.

BRAGA, M.R. Fitoalexinas e a defesa das plantas. Disponível na Internet: http://www.sbq.org.br/PN-NET/texto5/defesa.htm. Acesso em 18/ago/2016.

BRASIL. Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária. Regras para análise de sementes. Brasília: SNDA/DND/CLAV, 2009, 365p.

Publicado
20-09-2016