ESTRUTURA E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM LATOSSOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO E MANEJO PARA A CULTURA DA SOJA

  • Anderson Luis Stolben Machado Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Eduardo Mallmann Schneiders Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Douglas Rodrigo Kaiser Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Umidade do solo, água no solo, plantio direto, preparo do solo.

Resumo

A disponibilidade de água no solo para as plantas e a recarga do lençol freático é favorecida quando o processo de infiltração de água no solo ocorre em taxas adequadas, e isso é dependendo de um manejo físico do solo que favoreça a sua estruturação, mantendo uma boa proporção de macroporos contínuos. Atualmente, a maior parte das áreas agrícolas destinadas à produção de grãos vem sendo manejada sob semeadura direta, o que mantem o solo protegido pela palha. No entanto, devido à intensa mecanização, a utilização de vários ciclos de cultivo na mesma área, os tratos culturais e a não observação na umidade correta do solo para a entrada de máquinas, a compactação do solo tem se tornado um problema para a sustentabilidade desse sistema, principalmente em solos argilosos. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito imediato e contínuo de sistemas de manejo e diferentes níveis de compactação do solo sobre a estrutura do solo e no armazenamento e na disponibilidade de água no solo para a cultura da soja. O experimento foi instalado na área experimental da UFFS, onde foram implantados os tratamentos: 1) PD: Plantio direto 2) PDC: Plantio direto compactado. 3) ESC Inv.: Preparo com escarificação durante o inverno e 4) ESC: Preparo com escarificação antes da semeadura. No solo foram avaliados a densidade e a distribuição de poros, em amostras com estrutura preservada coletadas nas camadas de 0-5 cm; 5- 10 cm; 10-15 cm; 15-20 cm; 20-30 cm. A umidade foi mensurada com um TDR na camada de 0 a 20 cm. A escarificação antes da semeadura (ESC) foi eficiente em reduzir a densidade e aumentar a porosidade total e a macroporosidade na camada de 0 a 15 cm. Nos demais manejos não houve diferença significativa entre esses parâmetros. A umidade do solo foi afetada na camada de 0 a 20 cm nos manejos com plantio ESC. O PD apresentou maior armazenamento de agua durante o ciclo da cultura. A produtividade da soja foi menor no ESC, devido a menor disponibilidade de água nesse tratamento.

Referências

Hanza MA., Anderson WK. Soil compaction in cropping systems. A review of the nature, causes and possible solutions. Soil Till Res. 2005: 121-145.

Kaiser, D.R.; Reinert, D.J.; Reichert, J.M.; Kunz, M. Intervalo hídrico ótimo no perfil explorado pelas raízes de feijoeiro em um Latossolo sob diferentes níveis de compactação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 33: 845-855, 2009.

Klein, V. A.; Vieira, M.; Durigon, F. ; Porosidade de aeração de um Latossolo Vermelho e rendimento de trigo em plantio direto escarificado. Ciência Rural, v.38, p.365-371, 2008.

Nunes, M. R.; Denerdin, J. E. ; Faganello, A.; Pauletto, E. A. ; Pinto, Luiz Fernando Spinelli. Efeito de semeadora com haste sulcadora para ação profunda em solo manejado com plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.38, p. 627-638, 2014.

Publicado
07-10-2016