CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PARA A REGIÃO DA CANTUQUIRIGUAÇU-PR

  • Marcio Rodrigo Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Rafael Stefenon UFFS
  • Edson Oliveira Novak UFFS
Palavras-chave: desigualdades, potencialidades, crescimento econômico.

Resumo

1 Introdução

O território da Cantuquiriguaçu localizado na região centro-sul do estado do Paraná é composto por vinte municípios. A região possui cerca de 250.000 habitantes, com renda per capita menor quando comparada as médias estadual e nacional. É, historicamente e estruturalmente, uma das regiões menos desenvolvidas do estado do Paraná, exibindo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH abaixo da média estadual, além de apresentar uma estrutura econômica frágil e pouco dinâmica. Consequentemente tem-se uma realidade local, em termos econômicos, pouca dinâmica e com a predominância de setores tradicionais tanto na agropecuária quanto na indústria e serviços (comércio), além da significativa participação da Administração Pública. A partir disso, e com base em teorias sobre desenvolvimento regional (Perroux, 1981; Hirschman, 1960; e Myrdal, 1970), concomitantemente com a elaboração de um diagnóstico regional subsidiado por dados oficiais, objetiva-se proporcionar elementos para a reflexão sobre o processo de desenvolvimento da região identificando possíveis dificuldades e potencialidades.

2 Objetivo

 

O objetivo geral do projeto de pesquisa é refletir sobre as alternativas de aceleração do processo de desenvolvimento da região da Cantuquiriguaçu-PR, com foco no processo de crescimento econômico. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: (i) Organizar referencial bibliográfico sobre o tema “desenvolvimento regional”; (ii) Reunir dados e informações sobre a estrutura econômica e social da região e elaborar um diagnóstico econômico-social da região identificando possíveis dificuldades, gargalos e potencialidades para o crescimento; (iii) Articular o diagnóstico da região com as teorias sobre desenvolvimento estudadas estruturando um “modelo-Cantuquiriguaçu” de pensar o processo de desenvolvimento regional.

3 Metodologia

O trabalho possui caráter exploratório a nível de pesquisa, ou seja, o objetiva-se proporcionar uma visão geral e aproximativa sobre o assunto, com vistas à formulação de proposições para serem pesquisadas em estudos futuros. Quanto ao seu delineamento, trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental. Neste sentido, busca-se ponderar o processo de desenvolvimento regional a partir de ampla leitura sobre a questão do desenvolvimento, além da análise de dados buscados e organizados em documentos/pesquisas oficiais (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Relação Anual de Informações – Ministério do Trabalho e Emprego - RAIS/MTE).

4 Resultados e Discussão

A partir das informações levantadas no diagnóstico podem-se apontar situações que serviram de reflexão para a proposta de pesquisa, principalmente quanto à forte participação da agropecuária na região, com mais de 30% de participação no Valor Adicionado Bruto - VAB - nenhuma mesorregião paranaense possui tal participação. Por outro lado, a Cantuquiriguaçu possui menor participação do setor de serviços, que apesar de baixa, aumentou no período analisado (2000 a 2012), acompanhando a dinâmica nacional e estadual neste sentido.

Outra questão que deve ser aprofundada, pois trata-se de uma preocupação geral, é a queda da participação da indústria. A preocupação é geral, pois trata-se de um fenômeno nacional (desindustrialização), contudo, é ainda mais preocupante para uma região que possui estrutura industrial frágil, como a Cantuquiriguaçu. Neste ponto, ressalta-se a deficiência da indústria local, a qual é basicamente representada por setores tradicionais - alimentos e bebidas (34,69%) e produtos de madeira (42,11%), dados de 2012. Se comparado com o estado do Paraná, pode-se notar a baixa diversificação dos setores que são influentes no VAB, principalmente porque no estado há maior diversificação industrial, podendo ser citados como exemplos, as indústrias com maior produtividade e uso de tecnologia, como a produção de automóveis, celulose e produtos derivados de petróleo.

Outro aspecto interessante é sobre a alta representatividade do setor terciário no VAB da região (48,66%), não obstante, possuem baixa produtividade, pois são derivados em sua grande maioria de empreendimentos orientados para serviços na construção civil, lojas de comércio e serviços de produtos com baixo uso de tecnologia. Além disso, também cabe dar importância ao papel da Administração Pública na geração de emprego e na participação do VAB da região.

5 Conclusão

 

Aliando as teorias estudadas e o diagnóstico pode-se ressaltar a teoria defendida por Myrdal (1970) sobre as desigualdades entre regiões, que é fundamentada no conceito denominado Causação Circular, o qual apresenta regiões com característica inercial de desenvolvimento, pois sofre influência de problemas históricos de desenvolvimento de determinada região, o que é característico do território da Cantuquiriguaçu.

Diante disso, há certa dificuldade em se pensar estratégias de desenvolvimento para quebrar essa barreira para o desenvolvimento econômico. Não obstante, pode-se argumentar sobre a importância da industrialização para um processo de desenvolvimento sustentado de crescimento econômico. Dessa forma, o papel das empresas, setores e regiões motrizes discutidos em Perroux (1981) possibilita um debate interessante no âmbito local, sobretudo quanto ao seu alerta de melhor articular indústria e agricultura.

Nesse sentido, pensando o caso da região estudada, fica evidente que agregar valor em produtos primários com a industrialização é crucial para que ocorra o desenvolvimento da região. Essa ação poderá levar a encadeamentos (para frente e para trás de atividades) que poderão ser beneficiar com a implantação de indústrias, enfoque esse defendido por Hirschman (1960).

 

 

 

Referências

HIRSCHMAN, Albert O. Estratégia do desenvolvimento econômico. Fundo de cultura, 1960.

MYRDAL, Gunnar. Subdesenvolvimento. Editora de Brasília, 1970.

PERROUX, François. Ensaio sobre a filosofia do novo desenvolvimento. Fundação Calouste Gulbenkian, 1981.

Publicado
23-09-2016