A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS GRUPOS DE PESQUISA

  • Morgana Luiza Granella Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Ana Paula Antonello Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Roberta Knapik Brum Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Miguel Ângelo Silva da Costa Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Luciano Gonçalves de Oliveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Palavras-chave: Campo científico, CNPq, Diretório de Grupos de Pesquisa, Grupos de Pesquisa, História da educação.

Resumo

Nas últimas três décadas, os estudos históricos em educação foram beneficiados com a institucionalização acadêmica, par e passo com a consolidação e expansão, dos programas de pós-graduação em Educação. Em consequência, a área da história da educação adquiriu estatuto de pesquisa, em substituição a tendência disciplinar, ou melhor dito, de componente curricular voltado aos cursos de graduação dedicados à formação de professores no país. Destaca-se, neste sentido, a criação/ institucionalização cada vez maior de grupos de pesquisa destinados a promover a aproximação/ interlocução de pesquisadores dedicados a investigar a história da educação com maior densidade no Brasil. Em assim sendo, o presente trabalho se dedica a colocar em tela a contribuição dos grupos de pesquisa para a construção e consolidação da história da educação enquanto um campo de produção de conhecimento no país, aqui entendido como uma configuração social onde pesquisadores exercem seu trabalho e suas escolhas científicas e formam uma espécie de comunidade em que valores, crenças e práticas comuns são compartilhados (BOURDIEU, 1983).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. Tradução: Denice Barbara Catani.

CATANI, Denice Barbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 1, n. 19, p.113-128, 2002.

HAYASHI, C. M. O campo da História da Educação no Brasil: Um estudo baseado nos grupos de pesquisa. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Paulo, 2007.

MONARCHA, Carlos. História da Educação (brasileira): formação do campo, tendências e vertentes investigativas. História da Educação: ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 21, p.55-77, jan./abr. 2007.

SAVIANI, Dermeval et al. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Revista Brasileira de História em Educação, Maringá, v. 3, n. 11, p.13-45, set./dez. 2011.

EIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nivia de Lima e (Org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizone: Autência, 2008.

Publicado
16-10-2016