COMPREENSÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

  • Luana Taís Vier UFFS
  • Judite Scherer Wenzel UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite UFFS
Palavras-chave: Epistemologia, Conhecimento Escolar, Ensino de Química

Resumo

Este texto é resultado de um estudo que tem como objetivo identificar compreensões acerca da construção do conhecimento em sala de aula divulgadas em trabalhos publicados no Encontro Nacional do Ensino de Química – ENEQ. Trata de uma pesquisa documental em que foram investigados todos os artigos publicados nas três últimas edições do ENEQ, nos quais buscou-se os descritores: Conhecimento científico (CC), conhecimento cotidiano (CO) e CONHECIMENTO ESCOLAR (CE). Na sequência realizou-se uma leitura com atenção para aspectos desses conhecimentos e as suas possíveis relações no ensino de ciências. os resultados indicam que  Os A NECESSIDADE DE UMA VISÃO DE CONHEICMENTO CIENTÍFICO MAIS ABERTA E QUE DIALÓGUE COM OS CONHECIMENTOS COTIDIANOS NUMA RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR.

Biografia do Autor

Judite Scherer Wenzel, UFFS
Prof. Dra. Judite Scherer Wenzel
Coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura - UFFS Campus Cerro Largo
Fabiane de Andrade Leite, UFFS
Profª Fabiane de Andrade Leite
Professora de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado
Campus Cerro Largo - RS
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Referências

GUSMÃO, A. Z.; SILVA, R. R.; FONTES, W.. Construindo um módulo de ensino utilizando o tema: Nutrição para a promoção da saúde. Disp. em: http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos Acesso em Outubro de 2015.

PASSOS, C. G.; SANTOS, F. M. T.. A Resolução de Problemas na Formação de Professores de Química Brasileiros: análise da produção. Dip. l em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos Acesso em Outubro de 2015.

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar, Ciência e Cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.___________. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, 232p.

LUTFI, M.. Cotidiano e educação em química: os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de química para o 2º grau. Ijuí: UNIJUÍ, 1988.

Publicado
23-09-2016