COMPREENSÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

Autores

  • Luana Taís Vier UFFS
  • Judite Scherer Wenzel UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite UFFS

Palavras-chave:

Epistemologia, Conhecimento Escolar, Ensino de Química

Resumo

Este texto é resultado de um estudo que tem como objetivo identificar compreensões acerca da construção do conhecimento em sala de aula divulgadas em trabalhos publicados no Encontro Nacional do Ensino de Química – ENEQ. Trata de uma pesquisa documental em que foram investigados todos os artigos publicados nas três últimas edições do ENEQ, nos quais buscou-se os descritores: Conhecimento científico (CC), conhecimento cotidiano (CO) e CONHECIMENTO ESCOLAR (CE). Na sequência realizou-se uma leitura com atenção para aspectos desses conhecimentos e as suas possíveis relações no ensino de ciências. os resultados indicam que  Os A NECESSIDADE DE UMA VISÃO DE CONHEICMENTO CIENTÍFICO MAIS ABERTA E QUE DIALÓGUE COM OS CONHECIMENTOS COTIDIANOS NUMA RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR.

Biografia do Autor

  • Judite Scherer Wenzel, UFFS
    Prof. Dra. Judite Scherer Wenzel
    Coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura - UFFS Campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite, UFFS
    Profª Fabiane de Andrade Leite
    Professora de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado
    Campus Cerro Largo - RS
    Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Referências

GUSMÃO, A. Z.; SILVA, R. R.; FONTES, W.. Construindo um módulo de ensino utilizando o tema: Nutrição para a promoção da saúde. Disp. em: http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos Acesso em Outubro de 2015.

PASSOS, C. G.; SANTOS, F. M. T.. A Resolução de Problemas na Formação de Professores de Química Brasileiros: análise da produção. Dip. l em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos Acesso em Outubro de 2015.

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar, Ciência e Cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.___________. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, 232p.

LUTFI, M.. Cotidiano e educação em química: os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de química para o 2º grau. Ijuí: UNIJUÍ, 1988.

Downloads

Publicado

23-09-2016