UTILIZAÇÃO DE VISÃO COMPUTACIONAL E DETECÇÃO DE CARACTERÍSTICAS PARA AUXILIAR NA NAVEGAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AMBIENTES INTERNOS

  • Elias Augusto Fank Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Denio Duarte
Palavras-chave: visão computacional, reconhecimento de objetos, deficiência visual, processamento de imagens

Resumo

Os portadores de deficiência visual enfrentam inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade. A visão computacional pode ser usada para uma maior qualidade de vida aos portadores de deficiência visual, contribuindo com a acessibilidade dos locais onde eles frequentam, além de auxiliar na resolução de dificuldades encontradas em seu cotidiano. Este relatório apresenta uma abordagem de utilização de visão computacional e reconhecimento de imagens para auxiliar a navegação de pessoas com deficiência visual em ambientes fechados utilizando metadados previamente coletados. A abordagem é baseada em um sistema guia para auxiliar o deficiente visual a se locomover. O sistema funciona por meio de um aplicativo para celular que quando solicitado faz a captura de uma foto. A imagem é enviada para o servidor que pode retornar a informação correspondente à imagem reproduzida em forma de som. Essa informação contém uma mensagem que pode reconhecer o objeto presente na imagem e, caso nenhum objeto for reconhecido, alguma frase informativa é retornada.

Referências

BITTENCOURT, Z. Z.; HOEHNE, E. L. Qualidade de vida de deficientes visuais.Medicina (Ribeirao Preto. Online), [S.l.], v.39, n.2, p.260 264, 2006.

BRADSKI, G.; KAEHLER, A. Learning OpenCV: computer vision with the opencv library. O Reilly Media. 2008.

LOOMIS, J. M.; GOLLEDGE, R. G.; KLATZKY, R. L. Navigation system for the blind: auditory display modes and guidance. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v.7, n.2, p.193 203, 1998.

Publicado
25-09-2016