PÓ DE ROCHA COMO FONTE ALTERNATIVA PARA MELHORIA DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DO POTENCIAL PRODUTIVO DA CULTURA DO FEIJÃO EM SISTEMAS AGROECOLÓGICOS

  • Lenir Fátima Gotz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Felipe Piovesan Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Felipe Jose Menin Basso Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • César Tiago Forte Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Alfredo Castamann Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Rochagem, Esterco bovino, Fertilidade do solo.

Resumo

O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma das principais culturas produzidas no Brasil e no mundo. A busca por novas fontes de nutrientes com vistas à melhoria dos atributos químicos do solo e redução da dependência de fontes solúveis – obtidas por processos industriais - encontra no uso do pó-de-rocha uma alternativa promissora. A restrição feita ao uso desta fonte está associada à lenta liberação dos nutrientes. No entanto, relatos de agricultores dão conta do aumento do potencial produtivo de diferentes culturas quando cultivadas em solos fertilizados com esses rejeitos. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo avaliar a capacidade do pó de rocha e de esterco de bovinos curtido em proporcionar melhorias das propriedades químicas do solo e dos componentes de rendimento do feijoeiro. Os tratamentos consistiram na aplicação de diferentes doses (0,0; 3,0; 6,0; 9,0 e 12,0 t ha-1) de pó de rocha associadas ou não com esterco de bovinos curtido. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com três repetições. O arranjo dos tratamentos foi em esquema fatorial (doses, com ou sem esterco de bovinos curtido). Após a distribuição dos fertilizantes foi implantada a cultura do feijão. Os resultados foram submetidos à análise de variância, discriminando as médias por Tukey (variável qualitativa), análise de variância da regressão e avaliação da capacidade preditiva do modelo proposto (variável quantitativa), para os resultados significativos. A utilização de doses crescentes de pó de rocha não promoveram modificações nos atributos químicos do solo. A utilização de esterco de bovinos modificou alguns atributos do solo, com destaque para a redução da acidez potencial, o maior teor de fósforo e zinco disponível e para o aumento da saturação por bases. O rendimento de grãos e altura de plantas não foram influenciados pelos tratamentos. A dose de 3 t de pó de rocha ha-1 associada com esterco de bovinos resultou em maior número de grãos por vagem.

Referências

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3 ed. Brasília: Embrapa, 2013.

FERREIRA, E. R. N. C.; ALMEIDA, J.A.; MAFRA, A. L. Pó de basalto, desenvolvimento e nutrição do feijão comum (Phaseolus vulgaris) e propriedades químicas de um Cambissolo Húmico. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v.8, n.2, p. 111-121, set. 2009.

KÖLLN, O.T. et al. Fontes alternativas de nutrientes para produção de feijão em Guarapuava/PR. In: I encontro de iniciação científica do proic/unicentro, 2007, Guarapuava. Anais...São Paulo: Unicentro, 2007.

PÁDUA, E. J de. Rochagem como adubação complementar para culturas oleaginosas. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em fertilidade do solo e nutrição de plantas) – Programa de pós-graduação em Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.

TEDESCO, M. J. et al. Análise de solo, plantas e outros materiais. 2 ed. Porto Alegre: Departamento de Solos, UFRGS (Boletim nº 5), 1995.

Publicado
29-09-2016