EFEITO DO DÉFICIT HÍDRICO EM PARÂMETROS BIOQUÍMICOS E FISIOLÓGICOS DE Baccharis trimera (Less.) DC

  • Francine Falcão de Macedo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Lucas Antônio Stempkowski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • André Kubiak Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Lenir Fátima Gotz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Denise Cargnelutti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Carqueja, Déficit hídrico, Biomassa, Crescimento.

Resumo

Entre as plantas da flora brasileira com potencial medicinal está a Baccharis trimera (Less.) DC. Além dos benefícios à saúde humana, os metabólitos secundários produzidos por ela também constituem uma alternativa para o manejo ecológico de pragas e doenças, reduzindo assim o uso de agrotóxicos na agricultura. O déficit hídrico desencadeia alterações em parâmetros fisiológicos (crescimento e biomassa) e parâmetros bioquímicos (sistema antioxidante e metabólitos secundários). Há muitos estudos relacionados à influência do déficit hídrico no comportamento das plantas, porém nenhum direcionado aos efeitos fisiológicos e bioquímicos de B. trimera. Além disso, as aplicações na medicina e na agricultura intensifica o extrativismo desta planta. Neste contexto, o conhecimento e a compreensão dos mecanismos de defesa, concentração de metabólitos secundários e respostas fisiológicas de B. trimera faz-se necessário, evitando o extrativismo e permitindo a utilização de recursos alternativos. Após propagadas e aclimatadas as plantas foram submetidas ao suprimento de água na capacidade de pote e omitindo-se 25 %, 50 % e 75 % na quantidade de água, através de pesagem e reposição por irrigação. Os resultados obtidos no presente estudo permitem inferir que quando a Baccharis trimera foi cultivada com 25 % de omissão da água, a mesma apresentou um incremento no crescimento. Portanto, tal estímulo no crescimento é importante, pois ao mesmo tempo em que a planta aumentaria a produção de biomassa também levaria a um incremento dos metabólitos secundários. Também foi possível observar que ao omitir 75% da CP obtiveram-se as piores médias de crescimento, massa fresca e massa seca. No entanto, mais estudos são necessários a fim de buscar maximizar a produção de metabólicos com atividade biológica potencial.

Referências

CARNEIRO, M. M. L. C. et al. Atividade antioxidante e viabilidade de sementes de girassol após estresse hídrico e salino. Revista brasileira de sementes, v. 33, n. 4, p. 754-761, 2011.

MACHADO, A. V. Efeitos do estresse hídrico em plantas jovens de Hedyosmum brasiliense Mart. (Chloranthaceae).2004. 65 f. Dissertação (Mestrado Biologia Vegetal). Programa de pó-graduação em Biologia Vegetal, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SANTOS, I. C. Molecular, Physiological and Biochemical Responses of Theobroma cacao L.

Genotypes to Soil Water Deficit. PLOS ONE. Antwerp, doi :10.1371/journal.pone.0115746 , dec. 2014.

SOARES, L. A. A. et al. Fitomassa e produção do girassol cultivado sob diferentes níveis de reposição hídrica e adubação potássica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 19, n. 4, p. 336-342, 2015.

Publicado
20-09-2016