EQUILIBRIO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA COM ETANOL

  • Letiane Thomas Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Eduardo Henrique Rotta Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Bruno Munchen Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumo

A energia tornou-se um fator fundamental para manter o desenvolvimento e o padrão de vida da sociedade. A sensibilização para a sustentabilidade energética e questões ambientais decorrentes da utilização de combustíveis fósseis tem incentivado a busca por fontes alternativas de energia – destacando-se os biocombutíveis. No Brasil, no setor de transportes, desde 2005 um progressivo percentual de biodiesel vem sendo adicionado ao óleo diesel comercializado.

O biodiesel (éster de ácidos graxos) é produzido a partir da transesterificação de óleos vegetais ou gorduras animais com um álcool de cadeia curta (KNOTHE et al., 2005). Considerando a produção a partir de oleaginosas, a cadeia de produção exige que o óleo seja previamente extraído das sementes utilizando um solvente, sendo o hexano o mais comum. Dentro deste contexto, torna-se interessante a avaliação da viabilidade técnica do emprego de etanol como solvente em processos de extração de óleo de soja, uma vez que ele também deve ser utilizado como reagente da reação de transesterificação, podendo diminuir os custos com a separação do solvente e purificação do óleo, como apontado por Sangaletti-Gerhard et al. (2014).

Para a avaliação da viabilidade da aplicação de processos de extração de óleo de soja com etanol, é de fundamental importância o conhecimento de dados relacionados ao equilíbrio, além de aspectos relacionados à cinética (transferência de massa). Dessa forma o objetivo do trabalho foi determinar o equilíbrio do processo de extração de óleo de soja com etanol em larga faixa de composições de triglicerídeos presentes na fase sólida e líquida. Estabelecer um modelo de isoterma para descrever os dados. Obter dados termodinâmicos do processo.

Como resultado, a adaptação da isoterma de BET foi o modelo que melhor representou os dados de equilíbrio da extração de trigliceríeos da soja com o emprego de etanol como solvente. A extração apresentou-se como um processo espontâneo, endotérmico e irreversível tanto na extração em multicamada como na monocamada. Foi possível a obtenção de elevadas eficiências de extração quando do emprego de elevadas quantidades de etanol.

 

Referências

BRUNAUER, S.; EMMETT, P. H.; TELLER, E. Adsorption of gases in multimolecular layers. Journal of the American Chemical Society, 60, 309-319, 1938.

SANGALETTI-GERHARD, N.; ROMANELLI, T.L.; VIEIRA, T.M.F.S.; NAVIA, R.; REGINATO-D’ARCE, M.A.B. Energy flow in the soybean biodiesel production chains using ethanol as solvent extraction of oil from soybeans. Biomass and Bioenergy, 66, 39-48, 2014.

KOSTIC, M.D..; JOKOVIC, N.M.; STAMENKOVIC, O.S.; RAJKOVIC, K.M.; MILIC, P.S.; VELJKOVIC, V.B. The kinetics and thermodynamics of hempseed oil extraction by n-hexane. Industrial Crops and Products, 52, 679–686, 2014.

KNOTHE, G; GERPEN, J. V.; KRAHL, J. The biodiesel Handbook. Champaign, Illinois: AOCS Press, 2005. 303p.

Publicado
22-09-2016