PROJETO E PROTOTIPAGEM DE UM MEDIDOR DE VAZÃO PARA CANAIS FLUVIAIS DE PEQUENO PORTE

  • Elvis Prestes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • José Mario Vicensi Grzybowski Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O cenário hídrico global tem sido alvo de muitas discussões que revelam a necessidade de investimento em tecnologia e no desenvolvimento de politicas públicas de incentivo à gestão dos recursos hídricos [1], [2]. De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano da ONU (2006. p.9) [1], “a água encontra-se no cerne de uma crise diária que afeta vários milhões das pessoas mais vulneráveis do mundo – uma crise que ameaça a vida e destrói os meios de subsistência a uma escala arrasadora”. Este cenário revela a urgência de se intensificar os estudos com objetivo de compreender os processos do ciclo hidrológico em escala local, regional e global.

Por vazão, entende-se o volume de água que atravessa uma seção transversal do canal fluvial por unidade de tempo, expressa em metros cúbicos por segundo (m³/s). Matematicamente, define-se Q = whV, em que w é a largura do canal (em metros), h é a altura média do canal (em metros), e V é a velocidade do fluxo (em metros por segundo). A medição de vazão pode ocorrer de forma indireta ou automática. Dentre os métodos mais precisos destacam-se o uso de molinetes, Doppler acústico e até mesmo satélites, sendo o molinete hidrométrico o método mais difundido, de acordo com [3], devido à facilidade de utilização e custo vs. benefício. O princípio do molinete hidrométrico é a conversão da translação da massa de água no fluxo do canal em rotação no eixo do equipamento, de forma que a contagem de rotações em um período de tempo permite relacionar distância percorrida e tempo e a obtenção da velocidade do fluxo.

A elaboração deste projeto foi motivada pela constatação de que há pouca disponibilidade de dados monitorados em escala local e regional que sirvam para embasar trabalhos científicos da dinâmica da água na superfície do solo e no subsolo. Tais estudos são fundamentais para responder perguntas sobre o que ocorre com a água da chuva ao atingir a superfície da terra ou quais são os efeitos ocasionados por períodos longos de estiagem na disponibilidade da água para suprir as demandas da sociedade [4], [5].

O presente projeto teve como interesse a obtenção de um equipamento de baixo custo capaz de obter dados de vazão de riachos e córregos a fim de um melhor planejamento sobre as bacias hidrográficas.

Referências

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório do Desenvolvimento Humano 2006, New York - USA: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2006.

JURY. A, William; VAUX, J. Henry. The emerging global water crisis: managing scarcity and conflict between water users. Advances in agronomy. v.95, 2007. Disponível em: http://kfrserver.natur.cuni.cz/gztu/pdf/JURY_GlobalWaterCrisis.pdf

CARVALHO, T.M. Técnicas de Medição de vazão por meios convencionais e não-convencionais. RBGF -

Revista Brasileira de Geografia Física. Recife-PE, vol. 1, n. 1, p. 73-85, Maio-Agosto, 2008

TUCCI, C. E. M. Hidrologia – Ciência e aplicação. ABRH. ed. 4, Porto Alegre, 2007.

COLLISCHONN, W.; DORNELES, F. Hidrologia para engenharia e ciências ambientais. ed.1, Porto

Alegre, 2013.

Publicado
13-09-2016