ISOLAMENTO E SELEÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS PARA O BIOCONTROLE DE Macrophomina phaseolina

  • Josias Emanuel Schardong Kotz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Controle biológico, Podridão cinzenta, Bactérias biocontroladoras.

Resumo

A podridão cinzenta do caule, causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, é uma das principais doenças das culturas do feijão e da soja na região Noroeste do Rio Grande do Sul. O patógeno tem se mostrado agressivo e com perdas significativas na produção, principalmente em anos com alta temperatura e em solos com baixa umidade e compactados, frequentemente observados na região. Este trabalho objetivou dar início a um programa de controle biológico de M. phaseolina a partir do isolamento de rizobacterias e seleção quanto a capacidade de produzir compostos tóxicos ao patógeno. O isolamento ocorreu a utilizando-se raízes de plantas de feijão assintomáticas quanto a doenças, utilizando-se a metodologia da diluição seriada. Após 48 horas de crescimento, bactérias com características morfológicas distintas foram repicadas para tubos, totalizando 92 isolados. Estes foram utilizados para avaliação quanto a capacidade de produção de compostos antibióticos hidrossolúveis (antibiose) bem como quanto a hidrólise de carboidratos (meio ágar-amido), proteínas (caseína e gelatina) e lipídeos (meio com solução de gema de ovo). Foram selecionados 41 isolados com pelo menos um mecanismo de ação, sendo que 6 apresentaram antibiose frente a M. phaseolina, e 16 foram capazes de produzir pelo menos dois compostos relacionados ao biocontrole, mostrando o potencial dos isolados em serem utilizados, futuramente, em programas de controle biológico da podridão cinzenta da raíz.

Referências

AKTAR, M.S.; SIDDIQUI, Z.A. Use of plant growth promoting rhizobacteria for the biocontrole of root-rot disease complex of chickpea. Australian Plant Pathology, v.38, p.44-50, 2009.

ALMEIDA, A.M.R. et al. Macrophomina phaseolina em soja. Londrina: Embrapa Soja, 2014. 55p.

HERNADEZ-LEON et al., Characterization of the antifungal effects of diffusible and volatile organic compounds produced by Pseudomonas fluorescens strains. Biological Control, v.81, p.83-92, 2011.

MARIANO, R.L.R.; SILVEIRA, E.B. Manual de práticas em fitobacteriologia. Recife: UFRP, 2005,184p

MELO, I.S.; AZEVEDO, J.L. Ecologia Microbiana. São Paulo:Embrapa Meio Ambiente, p.87-110, 1998.

PELZER, G..Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias. Tropical Plant Pathology, v.36, p.95-103, 2011

ROMEIRO, R.S. Controle Biológico de enfermidades de plantas: procedimentos.Viçosa:Ed. UFV, 2007. 172p.

SCHAAD, N.W. et al. Laboratory guide for identification of plant pathogenic bacteria. 3 ed. St. Paul: The American Phytopathology Society, 2001. 373 p.

Publicado
20-09-2016