VARIAÇÃO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO UTILIZANDO IMAGENS TERMOGRÁFICAS

  • karina rosalen Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim
  • Nerandi Luiz Camerini Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim
Palavras-chave: Análise de imagens, avicultura, conforto térmico.

Resumo

A produção de frangos de corte é uma das atividades de grande destaque na economia brasileira e posiciona o país como um dos maiores exportadores de carne de frango no mundo. Um dos desafios que a atividade apresenta é a dificuldade de adequar as instalações para diminuir o estresse térmico causado pelas condições climáticas do ambiente. O objetivo da pesquisa foi avaliar as condições de conforto térmico das instalações localizadas no Alto Uruguai Gaúcho, através da medição da temperatura superficial das aves pelo método de termografia infravermelha e monitorar o ambiente interno das instalações com base no ITU (Índice de Temperatura e Umidade) através de Data Logger portátil, além de proporcionar aos produtores informações e alternativas para modificar e melhorar a produtividade e a forma de manejo para que não haja perdas na produção causadas pelo estresse térmico. Através das análises realizadas observa-se que a temperatura superficial das aves não diferiu estatisticamente (P-Valor > 0.05) quando comparada com as equações. Apenas o índice de temperatura e umidade do ambiente interno apresentou uma pequena diferença em relação aos dados comparados, sendo necessário mais cuidado e controle da temperatura e principalmente da umidade interna dos galpões.

Referências

ABREU, V.M.N., ABREU, P.G. Diagnóstico Bioclimático: qual sua importância na produção de aves. Avicultura Industrial, no 1093, p. 16-20, 2001.

ABREU, V.M.N; ABREU, P.G. de. Diagnóstico bioclimático para produção de aves na mesorregião centro norte baiano. Concórdia. Embrapa Suínos e Aves, p 2-6. 2003. (Comunicado Técnico 353).

ABREU V.M.N.; ABREU P.G.de. Os desafios da ambiência sobre os sistemas de aves no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia. Concórdia. v.40, p.1-14, 2011.

FURLAN, R.L. Influência da temperatura na produção de frangos de corte. In: VII Simpósio Brasil Sul de Avicultura. Chapecó, 2006, p.104-135.

NASCIMENTO, G.R.do. Termografia aplicada à avaliação do ambiente térmico de alojamento e do conforto térmico de frangos de corte. Dissertação apresentada a Universidade Estadual de Campinas, (tese mestrado). Campinas, 79p. 2011.

Publicado
20-09-2016