A GESTÃO DO PROCESSO CONSTRUTIVO COMO AGENTE REGULADOR DA QUALIDADE E DO CUSTO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

  • Larissa Dal'Molin Bianchin Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Vander Yamauchi UFFS
Palavras-chave: Minha Casa Minha Vida, Gerenciamento de obras, Perdas no processo construtivo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa sobre a gestão de processos construtivos na cidade de Erechim/RS. Sabe-se que no Brasil cerca de 5,4 milhões de pessoas sofrem com o déficit habitacional, sendo que esse déficit abrange cerca de 82,5% da população de baixa renda. Por este motivo, em 2009 foi lançado pelo Governo Federal o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para permitir o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Além do objetivo social, o programa gerou emprego e renda por meio do incremento da cadeia produtiva do Setor da Construção Civil. Apesar da necessidade de cumprimento de requisitos construtivos, nem sempre os edifícios são construídos com a técnica adequada ou mesmo seguem normas reguladoras e padrões de qualidade, sendo diversos os relatos de problemas pós-ocupação nestas edificações. Esta pesquisa como finalidade identificar e analisar os processos construtivos de algumas obras de construção civil em Erechim/RS, financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que podem vir a comprometer a qualidade da edificação. Para isso, foi realizado uma pesquisa exploratória com o uso de uma lista de verificação em formas de tabelas criadas pelo grupo de pesquisa, além de entrevistas com trabalhadores em obras de três construtoras da cidade, bem como revisão bibliográfica sobre o assunto. Com o levantamento em campo observou-se os processos construtivos mais problemáticos. Para estes, foram propostas melhorias focadas na gestão para os problemas mais recorrentes, sendo que o mais frequente observado na pesquisa é a má qualificação da mão-de-obra atuante. Acredita-se que o aumento da racionalização de processos e a capacitação da mão-de-obra, reduzem as perdas da construção, seja ela de materiais, tempo e trabalho, o que influencia diretamente na qualidade final do produto.

Referências

ALVES, Fábio José. Desperdícios na construção civil. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/ site/techoje/categoria/detalhe_artigo/99>. Acessado em: 01 mai. 2016

BERR, L. R. Proposta de um método para coleta, processamento e análise de dados da qualidade em obras de habitação de interesse social por parte de um agente externo à produção. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Déficit Habitacional no Brasil. 2012. Disponível em: <http://www.cbicdados.com.br/menu/deficit-habitacional/deficit-habitacional-no-brasil>. Acesso em: 05 mar. 2016

SOUSA, Arthur Pimenta. Levantamento de patologias em obras residenciais de baixa renda devido à ausência de controle tecnológico de materiais. 2014. 71 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10011736.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2016..

Publicado
28-09-2016