PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL: A CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS COM A PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO CILIAR, ENCOSTAS E BANHADOS

  • Camila Justen da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Denize Ivete Reis Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Recursos Hídricos

Resumo

Uma série de eventos, programas de educação ambiental, ações comunitárias entre outros, tem abordado problemas envolvendo o meio ambiente no Brasil. No entanto, ainda não é tão evidente a percepção que a população evidencia sobre o assunto, principalmente com relação a real dimensão das variáveis ambientais, dos diferentes ambientes e seus efeitos sobre o ambiente como um todo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender o atual contexto da Percepção e Comportamento Sociombiental relacionado à conservação e recuperação dos Recursos Hídricos com a preservação ciliar, encostas e banhados pela população da Região das Missões/RS. O estudo da percepção ambiental de uma população é fundamental para compreender as inter-relações da mesma com o seu ambiente. Conhecendo a realidade da percepção ambiental da população, podem-se realizar projetos de educação ambiental que atendam as necessidades encontradas nesta população. Por outro lado, os resultados também podem subsidiar políticas públicas buscando a gestão para a segurança hídrica. De acordo com diversos programas e documentos que versan sobre a preservação da qualidade e quantidade hídrica, a educação ambiental deve ser embasada em problemas concretos e ter um caráter interdisciplinar. Inicialmente a metodologia deste trabalho previu uma fundamentação teórica, relacionada principalmente à temática da percepção ambiental e o estudo da importância da preservação e recuperação ciliar, encostas e banhados, para a recuperação e preservação da qualidade da água. Também, se propôs a estabelecer um questionário visando uma pesquisa quantitativa, baseada em um processo de pesquisa exploratória a fim de colher fidedignamente as percepções da população em relação aos temas ora abordados: a conservação e recuperação dos Recursos Hídricos com a preservação e recuperação ciliar, encostas e banhados. Com a análise dos resultados também é possível compreender aspectos importantes da relação do Homem procurando dinamisar ações de preservação relacionadas às diversas questões ambientais de forma que se tornem ações concretas, servindo os resultados desta pesquisa de subsídio para a elaboração de outros projetos.

Biografia do Autor

Camila Justen da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Estudante do curso de Engenharia Ambiental-Bacharelado, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
Denize Ivete Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Professora Doutora em Qualidade Ambiental, Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

Referências

BERGMANN, M. Análise da percepção ambiental da população ribeirinha do Rio Santo Cristo e de estudantes e professores de duas escolas públicas, município de Giruá, RS. Porto alegre: UFRGS, 2007. 104 p.

FONTANELLA, B.J.B.; LUCHESI, B.M.; SAIDEL, M.G.B.; RICAS, J.; TURATO, E.R.; MELO, D.G. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n.2, p.389-394, 2011.

FREITAS, R.E.; RIBEIRO, C.C.C. Educação e Percepção Ambiental para a conservação do Meio Ambiente na cidade de Manaus - Uma Análise dos processos educacionais no Centro Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino. Revista Eletrônica Aboré, Manaus, v.1, n.3, nov. 2007. Disponível em < http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Rafael%20Estrela%20de%20Freitas.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016.

SANT’ANNA, M.A.C.M; LUDWIG, M.P.; LORETO, M.D.S.; OLIVEIRA, R.J. Percepção da legislação ambiental pelos pequenos proprietários rurais da micro bacia hidrográfica do Górrego do Grama, município de Coimbra/MG. Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa, v. 23, n.1, p. 65-100, 2012.

Publicado
25-09-2016