MEDICINA ETNOVETERINÁRIA E ETNOFARMACOLÓGICA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PARA O TRATAMENTO DE DOENÇAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS NAS POPULAÇÕES RURAIS DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA-PR

  • Luana Bombana UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus Realeza
Palavras-chave: etnofarmacologia, etnoveterinária, Floresta das Araucárias, medicina popular,

Resumo

Em várias partes do mundo existem relatos etnoveterinários sobre a utilização de plantas em protocolos terapêuticos, entretanto não existem informações disponíveis sobre a etnoveterinária praticada na região da Floresta das Araucárias. Esta pesquisa teve como objetivo investigar e documentar o conhecimento etnoveterinário da utilização de plantas medicinais no tratamento de doenças dos animais domésticos nas comunidades rurais da microrregião de Capanema-PR. Para a realização deste estudo foram efetuadas entrevistas abertas e estruturadas, com aplicação de um questionário quantitativo e exploratório, a fim de investigar e resgatar conhecimentos etnobotânicos e etnofarmacológicos. A técnica de amostragem e seleção dos informantes foi a snowball (bola de neve), onde um sujeito de pesquisa indica outro com algum conhecimento acerca de plantas medicinais. Constatou-se que os entrevistados, em sua grande maioria utilizavam tanto plantas nativas da Floresta Ombrófila Mista quanto as introduzidas na região para a preparação de seus compostos fitoterápicos, que eram produzidos principalmente a partir das seguintes espécies: alho (Allium sativum L.), gervão (Stachytarpheta cayennensis (Rich.) Vahl), babosa (Aloe vera L.), macela (Achyrocline satureioides) e gervãozinho (Verbena litoralis Kunth). Sendo a maior utilização de plantas no tratamento de animais por produtores mais antigos, onde o conhecimento dessa prática não é repassado para seus descendentes e há um grande interesse por parte desses em aprender novas técnicas que utilizem produtos de origem natural. Assim, esse trabalho contribui para realização de um inventário das plantas medicinais utilizadas na etnoveterinária regional, que pode servir de base de dados para futuros estudos de validação científica e estimulo ao uso de fitofármacos em animais pelos produtores da agricultura familiar, além de fazer um resgate do saber ancestral do meio rural, alertando e contribuindo para a proteção da flora medicinal nativa da Floresta das Araucárias.

Referências

AMOROSO, M.C.M. A abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. In: DI STASI, L.C. (Org.). Plantas medicinais: arte e ciência. São Paulo: UNESP, p.47-68, 1996.

BALDIN, N., MUNHOZ, E. M. Snowball (Bola de Neve): Uma técnica metodológica para a pesquisa em educação ambiental comunitária. In: X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, PUCPR, Curitiba, 2011.

MARINHO, M. L., ALVES, M. S., RODRIGUES, M. L. C., ROTONDANO, T. E. F., VIDAL, I. F., SILVA, W. W., ATHAYDE, A. C. R. A utilização de plantas medicinais em medicina veterinária: um resgate do saber popular. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v.9, n.3, p.64-69, 2007.

Publicado
27-09-2016