HABILIDADE COMPETITIVA DE CULTIVARES DE SOJA COM Bidens pilosa E Euphorbia heterophylla

  • FELIPE JOSE MENIN BASSO Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • CÉSAR TIAGO FORTE Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • LUCIANE RENATA AGAZZI Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • GISMAEL FRANCISCO PERIN Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • LEANDRO GALON Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Glycine Max, Bidens pilosa, Euphorbia heterophylla.

Resumo

Para adoção do manejo integrado torna-se necessário avaliar a habilidade competitiva das plantas daninhas com as culturas. Sendo assim objetivou-se com o trabalho avaliar a habilidade competitiva de cultivares de soja com picão-preto e leiteiro. O delineamento experimental utilizado foi o completamente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em proporções de plantas de soja, picão-preto ou leiteiro: 100:0, 75:25, 50:50, 25:75 e 0:100, o que equivaleu a 20:0, 15:5, 10:10, 5:15 e 0:20 plantas vaso-1. Os competidores testados incluíram as cultivares de soja Fundacep 55 RR e BMX Alvo RR em associação com picão-preto e leiteiro por meio de experimentos substitutivos. Realizou-se experimento preliminar, tanto para as cultivares de soja quanto para as plantas daninhas, em sistema de monocultivo, com o objetivo de determinar a população de plantas em que a produção final torna-se constante, sendo essa obtida com 20 plantas vaso-1. Aos 50 dias após a emergência (início do período reprodutivo) foram realizadas as avaliações de área foliar (AF) e massa seca da parte aérea (MS) das cultivares e também das plantas competidoras para se avaliar a habilidade competitiva das espécies. A análise da competitividade foi efetuada por meio das proporções de plantas associadas e uso de índices de competitividade relativa. Ocorreu competição entre as cultivares de soja com as plantas daninhas, provocando reduções na AF e MS das espécies em todas as proporções avaliadas. De modo geral as cultivares de soja Fundacep 55 RR e BMX Alvo RR apresentaram maiores índices de competitividade, de agrupamento e de agressividade relativos demonstrando assim maior competitividade que as plantas daninhas nas associações. As cultivares de soja, Fundacep 55 RR e BMX Alvo RR, apresentam maior competitividade que as plantas daninhas e que a competição interespecífica foi mais prejudicial do que a competição intraespecífica para as espécies avaliadas.

Referências

BIANCHI, M.A.; FLECK, N.G.; LAMEGO, F.P. Proporção entre plantas de soja e plantas competidoras e as relações de interferência mútua. Ciência Rural, v.36, n.5, 1380-1387, 2006.

LAMEGO, F.P. et al. Habilidade competitiva de cultivares de trigo com plantas daninhas. Planta Daninha, v.31, n.3, p.521-531, 2013. RIZZARDI, M.A. et al. Perdas de rendimento de grãos de soja causadas por interferência de picão-preto e guanxuma. Ciência Rural, v.33, n.4, p.621-627, 2003.

RUBIN, R.S. et al. Habilidade competitiva relativa de arroz irrigado com arroz-vermelho suscetível ou resistente ao herbicida imazapyr + imazapic. Arquivos do Instituto Biológico, v.81, n.2, p. 173-179, 2014.

GALON, L. et al. Competitividade relativa de cultivares de arroz irrigado com Aeschynomene denticulata. Bragantia, v.74, n. 1, p.67-74, 2015.

Publicado
28-09-2016