O PAPEL DOS BESOUROS COPRÓFAGOS NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DO SOLO EM PASTAGENS

  • Gabriel Afonso Adams Universidade Federal Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Lucas Rauber Universidade Federal Fronteira Sul
  • Douglas Kaiser Universidade Federal Fronteira Sul

Resumo

A pecuária leiteira tem sido a principal geradora de renda nas pequenas propriedades rurais da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Na maioria das propriedades, a alimentação dos animais é realizada basicamente em pastagens de inverno e verão, além da adição de silagem de milho e concentrados quando necessário.

Em ecossistemas naturais e nos sistemas de integração lavoura-pecuária conduzidos de forma adequada, existem organismos que desempenham atividades benéficas para o solo e para as plantas, o que mantém as suas funções ecológicas equilibradas (Primavesi, 2002). Entre esses organismos estão os besouros coprófagos (Ordem Coleóptera) que exercem um papel fundamental nas pastagens, atuando na decomposição das fezes, reciclagem de nutrientes (Soares e Fagundes, 2010) e no controle da mosca dos-chifres, interrompendo o ciclo de vida dos parasitas na fase de desenvolvimento, que ocorre nas fezes.

Selecionou-se uma propriedade rural onde existe a atuação dos insetos coprófagos nas pastagens. Os tratamentos consistiram em: T1- Áreas da pastagem com a incorporação das fezes e T2- Áreas da pastagem sem a incorporação das fezes. Realizaram-se coletas nas camadas de 0-5 cm; 5- 10 cm; 10-15 cm; 15-20 cm; 20-30 cm, para avaliar os parâmetros de densidade, porosidade total, macroporosidade, microporosidade e condutividade hidráulica. As leituras de resistência mecânica do solo a penetração foram realizadas até a camada de 30 cm, com intervalos de leitura a cada 2,5 cm. O número de bioporos também foram avaliados, com um quadro de madeira de 50x50 cm, delimitado por fios de nylon a cada 5 cm.

A resistência do solo a penetração e a condutividade hidráulica do solo saturado foram os parâmetros que foram significativamente afetados pela atividade biológica dos besouros nos primeiros 10 cm do solo. Apesar da densidade e porosidade não ser significativamente afetados, a atividade biológica criou poros mais contínuos na superfície do solo, o que reduziu a resistência do solo a penetração e aumentou a condutividade hidráulica do solo saturado. Para os próximos trabalhos que visem a avaliação da atividade biológica do solo sobre a densidade e distribuição de poros recomenda-se a utilização de anéis com maior diâmetro, para poder obter uma amostra com maior volume, o que pode preservar a integridade e continuidade dos poros.

 

Publicado
20-09-2016