PESQUISAS SOBRE MÍDIAS CINEMATOGRÁFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2010 – 2014

  • Margiéli Pasini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo
  • Lauren Lúcia Zamin Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino, Instrumento didático, Cinema, Trabalho docente.

Resumo

“Educar é um ato de coragem e altruísmo em qualquer cultura. As exigências impostas pelo exercício docente supõem superações dos limites diários da profissão e a necessidade permanente de qualificação desse métier que não envelhece nunca”(CHAVES, 2013, p.9).  Logo, é fundamental uma ação docente comprometida, dinâmica e preocupada com o ensino e a aprendizagem. Essa preocupação com processo formativo é amplamente apontada e discutida por Alarcão (2011), Imbernón (2011). Nesse âmbito, a busca de novos saberes tornam-se importantes para a formação e atuação docente, principalmente no que diz respeito ao Ensino de Ciências. As rápidas transformações tecnológicas e mudanças que ocorrem na sociedade impõe a necessidade de uma maior utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula. Acreditamos que uma das formas de utilizar a tecnologia no ensino seja o uso de filmes, a fim de contribuir para a apresentação, a divulgação e a discussão dos conteúdos/assuntos das Ciências, pois esse recurso através do som, imagens, histórias e efeitos especiais mexem com a imaginação e os sentidos das pessoas. Dessa forma é importante compreender como esse recurso vem sendo pensado e trabalhado na educação.

Biografia do Autor

Margiéli Pasini, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Licencianda do Curso de Graduação em Ciências Biológicas: Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo
Professora do curso de Ciências Biológicas- Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo- RS.
Lauren Lúcia Zamin, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professora do curso de Ciências Biológicas- Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo- RS.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHAVES, S. N. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MORAIS, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ed. Unijuí, 2007.

Publicado
16-10-2016