AVALIAÇÃO DO EXTRATO DA CASCA DE NOZ PECÃ COMO ANTIOXIDANTE PARA O BIODIESEL DE SOJA

  • Alexandra Aparecida do Amaral Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Geciele Caroline Schuster Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • André Lazarin Gallina Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Palavras-chave: Biocombustível, Oxidação, Rancimat, Inovação, Natural

Resumo

A estabilidade à oxidação é um critério de controle de qualidade para o biodiesel, sendo este regulamentado pele Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. Para isso são realizados testes de oxidação acelerada que indicam o tempo de indução (TI). Desde novembro de 2014, a estabilidade à oxidação a 1100 C tem que ser de no mínimo de 8 horas de TI. Como intuito de diminuir ou inibir as reações de oxidação e aumentar a estabilidade de oxidação, são adicionados antioxidantes ao biodiesel. Diante de tal cenário, o objetivo desse trabalho é avaliar a eficiência extrato da casca de noz pecã como antioxidante para o biodiesel de soja e averiguar a sua influência no processo de lavagem na estabilidade à oxidação do biodiesel.

 

Biografia do Autor

Alexandra Aparecida do Amaral, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Formada em Química - licenciatura pela Universidade Federal da Fronteria sul - Campus Realeza. Atualemnte é aluna do programa de pós graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo.
Geciele Caroline Schuster, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Acadêmica do curso de Química - Licenciatura, campus Realeza.
André Lazarin Gallina, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Docente na Universidade Federal da Fronteria Sul - campus Realeza

Referências

MAIA, Elaine Cristina Rodrigues. Dissertação (Mestrado em Química) Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química, Londrina, 2011

BORSATO, D.; DALL’ ANTONIA, L. H.; GUEDES, C. L. B.; MAIA, E. C. R.; FREITAS, H. R.; MOREIRA, I.; SPACINO, K. R. Aplicação do Delineamento Simplex-Centroide no Estudo da Cinética da Oxidação de Biodiesel B100 em Mistura com antioxidantes Sintéticos. Química Nova, v. 33, nº 8, 1726-1731, 2010.

BRASIL. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução ANP no 45, de 26 de agosto de 2008. Díponivel em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fhzAIjdIEPwJ:nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dll%3Ff%3Did%24id%3DRANP%252045%2520-%25202014+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acesso em 7 Jan. 2016.

MARTINS, Marta de Jesus Oliveira. Eficiência de antioxidantes em Biodiesel. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) Instituto Superior de Engenharia do Porto, Out. 2010.

PRADO, P.C. A; Tese (Mestrado em ciências dos Alimentos) Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós - Graduação em ciências dos Alimentos, Florianópolis. 2008.

BENVEGNÚ, M.D.; Tese (Dissertação de mestrado) Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós – Graduação em Farmacologia, Santa Maria, 2010.

Publicado
22-09-2016