HABILIDADE COMPETITIVA DE CEVADA COM POPULAÇÕES DE AZEVÉM

  • Willian Pies Universidade Federal Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Tadeu Werlang Universidade Federal Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Ana Caroline Pereira da Luz Universidade Federal Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Siumar Pedro Tironi Universidade Federal Fronteira Sul Campus Chapecó
Palavras-chave: Hordeum vulgare, Lolium multiflorum, BRS Elis, clorofila.

Resumo

A cultura da cevada vem ganhando espaço na região sul do Brasil, sendo uma opção para rotação com o trigo, uma dos principais limitantes para o aumento da produtividade da cultura é a competição com plantas daninhas, principalmente o azevém. Sendo assim, objetivou-se com esse trabalho avaliar a habilidade competitiva da cevada (Hordeum vulgare) com o azevém (Lolium multiflorum) em relação à absorção do nitrogênio e mensurar em qual densidade de azevém há comprometimento do desenvolvimento da cultura. Para isso foi conduzido o experimento a campo conduzido em blocos casualizados, onde a cevada conviveu com diferentes densidades de azevém (0, 4, 8, 16, 32, 64 e 128 plantas m-2). O azevém interfere negativamente no desenvolvimento e produtividade da cultura da cevada, sendo que os danos são mais expressivos nas maiores densidades populacionais da espécie daninha. O azevém interfere na produtividade da cevada mesmo em baixas densidades, sendo necessário seu controle a partir de 4 plantas m-2.

Referências

AGOSTINETTO, D. et al. Período crítico de competição de plantas daninhas com a cultura do trigo. Plantas Daninha, v.26, n.2, p.27, 2008.

PAULA J. M. et al. Competição de trigo com azevém em função de épocas de aplicação e doses de nitrogênio. Planta daninha, v.29, n.3, p.557-563, 2011.

RIGOLI, R. P. et al. Habilidade competitiva de trigo (Triticum aestievum) em convivência com azevém (Lolium multiflorum) ou nabo (Raphanus raphanistrum). Planta Daninha, v.26, n.1, p.93-100, 2008.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal, Tradução de Eliane Romanato Santarém et al. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 719p.

Publicado
29-09-2016