POLÍTICAS SOCIIAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NAS DÉCADAS 1990 E DE 2000

  • Raquel Gomes Barragan Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Investimentos Públicos, Municípios, Políticas Sociais

Resumo

O artigo analisa a relação entre investimentos em políticas sociais nos municípios polo do Noroeste do Rio Grande do Sul e sua repercussão nos indicadores de desenvolvimento ao longo das décadas de 1990 e 2000. A partir dos referenciais do método dialético demonstra-se e comparam-se os investimentos com os indicadores de desenvolvimento, apontando movimentos, dinâmicas e perspectivas. Constata-se aumento expressivo dos valores investidos, com tendência decrescente de percentuais na relação com o orçamento total disponível. A relação entre políticas sociais e desenvolvimento fica explícita pois os municípios pesquisados apresentam crescimento expressivo no IDHM do período, nas três dimensões de referência.

Biografia do Autor

Raquel Gomes Barragan, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Referências

BEHRING, Elaine R; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.

BRASIL – TESOURO NACIONAL. FINBRA – Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios. Brasília: STN, 2014. Disponível em: ˂http://www.tesouro.fazenda.gov.br/contas-anuais>. Acesso em: 29 set. 2014.

POCHMANN, M. (Org.). Reestruturação produtiva: perspectivas de desenvolvimento local com inclusão social. Petrópolis: Vozes, 2004.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Brasília: PNUD, 2013. Disponível em: ˂http://www.atlasbrasil.org.br/2013>. Acesso em: 23 set. 2015.

ROTTA, Edemar. Desenvolvimento regional e políticas sociais no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, FSS/PUCRS, Tese de Doutorado, 2007.

Publicado
05-09-2016