Diferenciadores Sociais e Culturais dos Jovens: formação de bases teóricas e conceituais para uma antropologia dos jovens e da juventude

  • Débora Patrícia da Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Ivan Paolo de Paris Fontanari Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Palavras-chave: Antropologia, Jovens, Juventudes, Teorias, Conceitos

Resumo

Trata sobre o projeto de mesmo nome que discutiu diferentes abordagens sobre jovens e juventudes nas Ciências Humanas e Sociais, visando identificar e debater diferentes conceitos, definições e metodologias de pesquisa sobre o tema. Precedeu-se à leitura, discussão coletiva e sistematização crítica de obras emblemáticas sobre o tema, produzidas a partir de diferentes tradições das Ciências Humanas e Sociais, como sociologia funcionalista, sociologia reflexiva, história da cultura, antropologia social, antropologia cultural, estudos culturais e educação. Além de abordagens diferenciadas, cada uma das obras analisadas ofereceu informações objetivas específicas sobre experiências de vida, expressões culturais, processos históricos e institucionais, organização social, valores e visões de mundo diferenciadores dos jovens. As obras foram discutidas tendo-se como referência as teorias antropológicas e os debates sobre método etnográfico contemporâneos, visando a formação de bases teóricas e conceituais para a constituição de um programa de pesquisa de longa duração sobre o tema jovens e juventudes para o Grupo de Pesquisa Antropologia, Jovens e Juventudes.

Biografia do Autor

Débora Patrícia da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem interesse na área de Antropologia.
Ivan Paolo de Paris Fontanari, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Professor de Antropologia no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFFS/Chapecó. Coordena o grupo de pesquisa Antropologia, Jovens e Juventudes. É mestre e doutor em Antropologia Social (2004; 2008) e bacharel em Ciências Sociais (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2006 realizou estágio de doutorado sandwich na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase nas teorias e métodos etnográficos dos subcampos: Antropologia da Performance, Antropologia da Música, Antropologia da Juventude, Antropologia Urbana e Antropologia da Globalização. Tem como temas de interesse: identidade e práticas culturais de jovens das periferias urbanas e camadas médias, músicos, disc-jockeys (DJs), música eletrônica, festas urbanas, cosmologias globalizadas, fronteiras culturais, trajetórias de vida, construção da pessoa e do corpo. Tem realizado pesquisa de campo no Brasil, principalmente em Porto Alegre e São Paulo. É autor do livro Os DJs da Perifa: Música Eletrônica, Trajetórias e Mediações Culturais em São Paulo (2013).

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de janeiro: LTC, 2011.

EVANS- PRITCHARD, E. E. Os Nuer. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A juventude no contexto do ensino da Sociologia: questões e desafios. In: MORAES, Amaury César (Cord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

MEAD, Margareth. Adolescência, sexo y cultura en Samoa. Barcelona: Editorial Laia, 1975.

VAN GENNEP, Arnold. Os Ritos de Passagem. Petrópolis, Vozes, 2013.

Publicado
05-09-2016