MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DO FEIJÃO

  • Luan Junior Kuhn Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Leonardo Chechi Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Franciele Fatima Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Vanderléia Fortuna Univesidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Patricia Mara Almeida Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
  • Hugo von Linsingen Piazzetta Univesidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Phaeseolus vulgaris L., Disponibilidade de água, produtividade.

Resumo

O feijão é uma das principais culturas para a dieta humana no Brasil, apresentando baixa produtividade nacional, o que pode ser explicado pela ocorrência de períodos com baixa disponibilidade hídrica para a cultura. Dessa maneira, o presente trabalho objetivou avaliar os componentes de rendimento da cultura, a produtividade de grãos e a eficiência do uso da água submetidos a diferentes formas do manejo da lâmina de irrigação e validar a planilha Lâmina para recomendação de irrigação da cultura. O delineamento experimental utilizado foi de blocos inteiramente casualizado com quatro repetições. Utilizou-se quatro tratamentos, sendo: não utilização da irrigação; manutenção da umidade do solo equivalente a capacidade real de água no solo em 45% da capacidade real de água do solo; manutenção da umidade do solo equivalente em 100% da umidade da capacidade de campo; e ajuste da lâmina de irrigação conforme valor fornecido pela planilha “Lâmina”. Em todos os tratamentos determinou-se a quantidade total de água recebida pela cultura, a produtividade de grãos, a relação litros por quilograma de grãos, o ciclo e os componentes do rendimento. O tratamento Lâmina apresentou os melhores resultados para a produtividade, e maior eficiência no uso da água, no entanto não se obteve diferenças significativas para as componentes do rendimento exceto para a componente espessura das vagens. Assim, a planilha Lâmina apresentou grande potencial, tendo alta produtividade e colaborando para a racionalização do uso de água na cultura do feijão.

Referências

ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; RAES,D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO, 1998. 300 p.

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análises de sementes. Brasília, DF: SDA/CGAL, 2009 395p.

DOURADO NETO, D. D.; FANCELLI, A. L. Produção de Feijão. Guaíba: Agropecuária Ltda, 2000. 385p.

FLOSS, E. L. Fisiologia das plantas cultivadas: o estudo que está por trás do que se vê. 5.ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2011, 734p.

Publicado
20-09-2016