MODELOS MULTINÍVEIS APLICADOS AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NOS ESTADOS BRASILEIROS

  • Franciele Oliveira Castro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Alexandre Luiz Schäffer Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Jéssica Simon da Silva Aguiar Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Erikson Kaszubowski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Iara Denise Endruweit Battisti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Regressão Multinível, Saúde Ambiental, Modelagem Multinível.

Resumo

Problemas ambientais têm grandes impactos sobre a saúde e a qualidade de vida de seus moradores, estando cada vez mais presente a relação entre meio ambiente e saúde. Por esse motivo, esses problemas ambientais devem ser objeto de atuação do poder público e da sociedade de modo geral. Diversos estudos mostram que as modificações ambientais provocadas pela ação antrópica, alterando significativamente os ambientes naturais, poluindo o meio ambiente físico, consumindo recursos naturais sem critérios adequados, aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população. Algumas dessas alterações ambientais e seus impactos são medidas por indicadores, que têm como papel principal a transformação de dados em informações relevantes para o poder público e a população. Eles podem ajudar a simplificar um arranjo complexo de informações sobre saúde e ambiente, possibilitando uma visão sintetizada das condições e tendências existentes. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo aplicar modelos multiníveis para o estudo da relação entre indicadores de ambiente e saúde nos estados brasileiros. Este estudo relaciona-se com outro já realizado, sendo que naquele deteve-se como abrangência geográfica o Rio Grande do Sul, agregrando microrregiões. Assim, os procedimentos metodológicos serão semelhantes, porém os indicadores podem diferir, pois a disponibilidade nos sistemas de informações não é a mesma ao nível de município e estado. A base de dados é diferente, uma vez que esse tem como abrangência geográfica os estados brasileiros. A pesquisa iniciará pela atualização da bibliografia sobre a relação entre indicadores de ambiente e saúde e, o estudo da metodologia de modelagem multinível. Após, serão definidos os indicadores de saúde e ambiente que irão compor os modelos. Na sequência, será realizada a coleta dos dados nos sistemas de informações, cálculo e organização dos indicadores de ambiente e saúde. Por fim, serão ajustados os modelos multiníveis para estudar a relação entre indicadores de ambiente e saúde. Após a análise e interpretação dos modelos, serão elaborados trabalhos para eventos e períodico científico. Espera-se como resultado, que a análise por modelos multiníveis mostre-se como uma metodologia alternativa para o estudo da relação entre indicadores de ambiente e saúde, contribuindo para a disponibilização de indicadores sentinelas para prevenção e controle de doenças e agravos relacionados ao ambiente insalubre e ao saneamento inadequado. Também, espera-se com esse estudo a ampliação da base de referencial teórico e um banco de dados sobre a relação entre ambiente e saúde nos estados brasileiros para subsidiar novos projetos de pesquisa.

Referências

BATES, D.; MÄCHLER, M.; BOLKER, B.; WALKER, S. Fitting Linear Mixed-Effects Models Using lme4. Journal of Statistical Software, 67(1), 1–48. doi:10.18637/jss.v067.i01, 2015.

HEIMERDINGER, A. P. Neoplasia de mama no Rio Grande do Sul: uma análise por modelos multiniveis, 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática).DeFEM- Departamento de Física, Estatística e Matemática. UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS. 2011.

TAMBELLINE, Anamaria Testa; CÂMARA, Volney de Magalhães. A temática saúde e ambiente no processo de desenvolvimento do campo da saúde coletiva: aspectos históricos, conceituais e metodológicos. Rio de Janeiro, 1998. Ciência saúde coletiva vol.3.n.2

Publicado
08-09-2016