ANÁLISE NUMÉRICA DE RISCO CLIMÁTICO DE OCORRÊNCIA DE REQUEIMA NA CULTURA DA BATATA NA REGIÃO DO PLANALTO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Andressa Janaína Puhl Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Sidinei Zwick Radons Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Fábio Miguel Knapp Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Guilherme Masarro Araujo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Lana Bruna de Oliveira Engers Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Mariana Pool Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: sistemas de alerta. Solanum tuberosum L. molhamento foliar. probabilidade de pulverizações de fungicida.

Resumo

Doenças e ambiente estão intimamente relacionados, especialmente no que se refere à temperatura e umidade relativa do ar. Os elementos meteorológicos tendem a seguir um padrão de variação temporal diária, que deriva principalmente da variação diária do balanço de radiação da superfície. Os patossistemas, por sua vez, respondem a esta variação aumentando ou diminuindo a sua taxa de infecção e progresso. O objetivo do trabalho foi realizar uma descrição quantitativa do BDMEP - Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa do INMET, analisando as estações de Bom Jesus, Lagoa Vermelha e Passo fundo, RS e o número provável de aplicações de fungicidas necessárias para o controle de requeima no ciclo de desenvolvimento da batata, em diferentes datas de plantio na região do planalto do RS. Foram utilizados para a análise quantitativa os dados meteorológicos coletados no período de janeiro de 1961 até agosto de 2015. A análise quantitativa foi baseada na apuração de quantos dos dias no período tiveram os registros dos valores de temperatura e umidade relativa do ar, tendo - se a representatividade de meses em porcentagem de cada ano. O banco de dados foi transformado em escala horária de umidade relativa do ar e temperatura do ar, com base em modelos de interpolação dos valores medidos nos horários convencionados internacionalmente (00 h, 12 h e 18 h UTC) e na Tmín diária.  Com base neste banco de dados horários estimados, foi realizado o cálculo dos valores de severidade calculada (VSC) pelo modelo Blitecast considerando diferentes datas de plantio da batata simuladas para as estações de cultivo da safra e da safrinha em cada um dos anos de dados meteorológicos disponíveis. Sete datas abrangeram o período da safra e outras sete o período da safrinha, assim, foram obtidos os valores de severidade calculada e o número provável de aplicações de fungicidas por data de plantio. Os dados foram interpretados por meio da análise de frequência, resultando que em plantios de batata no período de safra necessitam de um número maior de aplicações de fungicida para o controle da requeima em relação ao período de safrinha em Passo Fundo. Para Lagoa Vermelha a necessidade de utilização do controle químico é maior no período da safrinha, e em Bom Jesus, a probabilidade acumulada de aplicações de fungicida é maior na safra em relação à safrinha, sendo necessária em algumas datas mais de sete aplicações.

Biografia do Autor

Andressa Janaína Puhl, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

 

Referências

KRAUSE, R. A.; MASSIE, L. B.; HYRE, R. A. BLITECAST a computerized forecast of potato late blight. Plant Disease Reporter, Beltsville, v. 59, n. 2, p. 95-98, 1975.

IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/agric/default.asp?z=t&o=11&i=P. Acesso em 23 abr. 2015.

PEREIRA, A. S. (ed.). Produção de Batata no Rio Grande do Sul. Embrapa Clima Temperado. Sistemas de Produção, 19, Dez./2011. Disponível em: <http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/sistemas/sistemas-19/index.htm>. Acesso em : 28, maio, 2015.

RADONS, S. Z. Análise numérica de risco climático de ocorrência de requeima na cultura da batata na região central do Rio Grande do Sul. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria. 2012. 115 p.

Publicado
20-09-2016