DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE BORRACHUDOS (DIPTERA: SIMULIIDAE) EM MICROBACIAS SITUADAS NA MESORREGIÃO DO NOROESTE RIO-GRANDENSE

  • Tieli Cláudia Menzel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sirlei Maria Hentges Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Darlan Novicki Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Milton Norberto Strieder Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Simulídeos, Bacia do Rio Ijuí, Controle de Borrachudos

Resumo

1 Introdução

Os borrachudos são insetos hematófagos que apresentam distribuição cosmopolita. Em todo globo terrestre são conhecidas 2.177 espécies atuais, das quais 359 estão assinaladas para a  região  Neotropical,  91 para  o  Brasil  e  31  para  o  Rio  Grande  do  Sul  (ADLER  &CROSSKEY, 2015).Pertencentes á ordem Diptera e família Simuliidae, os borrachudos são os únicos insetos cujas formas imaturas (larvas e pupas) se criam em sistemas aquáticos com presença de corredeiras, enquanto que as fêmeas adultas se alimentam de sangue. Desta forma, muitas espécies podem causar uma série de prejuízos, tanto nas atividades de agricultura e pecuária, bem como no turismo, tendo em vista o fato de suas picadas serem incomodas, e, em alguns casos, transmitirem agentes causadores de doenças (STRIEDER, 2005). As pesquisas científicas direcionadas ao estudo da diversidade dos simulídeos e à distribuição  espacial  das  espécies  em  bacias  hidrográficas,  com  destaque  a  aspectos ecológicos  ainda  são  escassas  (STRIEDER;  SANTOS;  VIEIRA,  2006). A  partir  destes estudos é possível reunir dados a fim de planejar e fundamentar métodos direcionados ao controle das espécies com importância sanitária, colaborando com conhecimentos científicos para órgãos municipais e estaduais envolvidos com o “Programa Estadual de Controle de Borrachudos”.

2 Objetivo

O presente trabalho visa estabelecer uma análise da diversidade e distribuição espacial das espécies de simulídeos em diferentes microbacias do Noroeste Rio-Grandense.

3 Metodologia

Foram realizadas cinco excursões para coleta de dados ambientais e amostragem de simulídeos em 27 pontos de estudo, localizados em 13 municípios, abrangendo diferentes microbacias nas três principais regiões da bacia hidrográfica do rio Ijuí. O material biológico foi  separado de acordo com os  substratos  investigados, vegetação e seixos, onde foram coletadas as formas imaturas (larvas e pupas). O tempo de coleta foi de 30 a 40 minutos de dedicação para cada ponto amostral. Concomitantemente ao trabalho de campo, todo o material biológico coletado foi analisado de forma a proceder à triagem, visando à separação dos espécimes pertencentes à família Simuliidae dos demais macro invertebrados bentônicos. Também foram separadas, entre as formas imaturas dos simulídeos, as pupas e larvas do último instar, das larvas emestádios iniciais de desenvolvimento, para posterior identificação das espécies. Logo após otérmino desta atividade foi procedida à determinação das espécies de simulídeos e contagem de indivíduos, mediante a utilização de bibliografia específica e observação dos caracteres morfológicos com auxílio de estereomicroscópio. Para  determinação  da  constância  das  espécies  em  cada  área  de  estudo,  foram calculadas as respectivas percentagens de sua presença no total de coletas (MAGURRAN,2004). Desta forma, espécies que ultrapassaram 50% foram consideradas constantes e as que obtiveram frequência maior que 25% ou igual a 50% acessórias, e quando presentes em menos de 25% acidentais.

4 Resultados e Discussão

Foi contabilizado um total de 47.551 indivíduos das formas imaturas de simulídeos, destes 38.513 são correspondentes às larvas em instares iniciais de desenvolvimento. Os procedimentos de identificação de espécies e análises foram sucedidos com 9.038 exemplares (larvas de último instar e pupas). Este trabalho resultou na identificação de dez (10) espécies do gênero  Simulium Latreille, 1802 para a bacia do rio Ijuí, conforme segue:  Simulium incrustatum,  Simulium  jujuyense,  Simulium  inaequale,  Simulium  travassosi,  Simulium pertinax, Simulium subpallidum, Simulium perflavum, Simulium lutzianum, Simulium orbitale e Simulium rubrithorax. O maior número de simulídeos foi coletado em microbacias da região baixa do rio Ijuí, totalizando 4.227 espécimes (47%) seguido pela região alta (28 %) e média (24%), conforme mostra a figura 1. As espécies mais frequentes na bacia do rio Ijuí foram Simulium pertinax (61%), seguida por  Simulium  incrustatum (26%) e  Simulium orbitale  (5%),  sendo as duas primeiras consideradas constantes nas três regiões da bacia, enquanto que  S. orbitale foi constante apenas na região alta, sendo considerada uma espécie acessória nas regiões média e baixa da bacia do rio Ijuí. Figura 1. Proporções da ocorrência de simulídeos em três regiões da bacia do rio Ijuí, RS. Fonte: Elaborado pelos autores, 2016.A figura 2 mostra que houve uma maior ocorrência dos simulídeos em substratos devegetação, onde 81% dos indivíduos foram coletados, em seixos e fundo rochoso foi obtido apenas 29% do total das formas imaturas amostradas. Todas as espécies foram encontradas nos substratos de vegetação, enquanto que apenas Simulium travassosi e Simulium perflavum não foram constatadas em pedras. Figura 2. Proporções de simulídeos nos substratos investigados: vegetação e seixos.

5 Conclusão

Foi verificada a presença de dez espécies de simulídeos na bacia do rio Ijuí,  Simulium pertinaxfoi a mais abundante e constante nas três microbacias.


Referências

ADLER, Peter; CROSSKEY, Roger. World blackflies (Diptera: Simuliidae): a comprehensive revision of the taxonomic and geographical inventory. Inventory Revision, p. 1-123, 2015.

MAGURRAN, A.E. 2004. Measuring Biological Diversity. Blackwell Publishing, 269 p.

STRIEDER, M.N. Controle eficiente dos borrachudos. Ciência Hoje, v. 36, p. 70-71, 2005.

STRIEDER, M.N.; SANTOS, J.E.; VIEIRA, E.M. Distribuição, abundância e diversidade de Simuliidae (Diptera) em uma bacia hidrográfica impactada no sul do Brasil. Revista Brasileira de Entomologia, v. 50, p. 119-124, 2006.

Publicado
23-09-2016