AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NO DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DO MILHO

  • LEONARDO CHECHI Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim
  • LUAN JUNIOR KUHN Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • VANDERLEIA FORTUNA Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • PATRICIA MARA DE ALMEIDA Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • HUGO VON LINSINGEN PIAZZETTA Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Zea mays L., água, deficiência hídrica.

Resumo

A deficiência hídrica apresenta-se como uma das principais causas para a baixa produtividade da cultura do milho no Brasil, assim, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar a produtividade de grãos e a eficiência do uso da água da cultura do milho submetidos a diferentes formas de ajuste da lâmina de irrigação e validar a planilha “Lâmina” para recomendação de irrigação na cultura. Para avaliar o efeito da irrigação sobre a cultura foram aplicados os seguintes tratamentos: não utilização de irrigação (controle); ajuste da lâmina de irrigação conforme valor fornecido pela planilha “Lâmina” (Lâmina); manutenção da umidade do solo equivalente capacidade real de água no solo em 55% da capacidade total de água do solo (55% CRA); e manutenção da umidade do solo equivalente em 100% da umidade da capacidade de campo (100% CC). Para produtividade, os três tratamentos irrigados não apresentaram diferenças significativas entre si, apenas para o tratamento controle. No entanto, para a eficiência do uso da água, os tratamentos Lâmina e 55% CRA apresentaram os melhores resultados. Dessa maneira, foi possível concluir que a baixa disponibilidade de água pode causar impactos negativos na produtividade da cultura e o método de determinação da lâmina de irrigação pela planilha Lâmina mostrou-se ser acurado para a cultura do milho, contribuindo para o uso racional da água em sistemas agrícolas irrigados.

Biografia do Autor

LEONARDO CHECHI, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim
Estudante de Agronomia

Referências

ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; RAES,D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO, 1998. 300 p.

BERGAMASCHI, H. et al. Distribuição hídrica no período crítico do milho e produção de grãos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, 39, (9): 831-839, 2004.

PAYERO, J. O. et al. Effect of timing of a deficit-irrigation allocation on corn evapotranspiration, yield, water use eficiency and dry mass. Agricultural water management, 96:1387-1397, 2009.

Publicado
20-09-2016