EFICIÊNCIA NA SEMEADURA DIRETA COM DIFERENTES MANEJOS DA PALHADA CONSTRUÍDA

  • FELIPE NONEMACHER Universidade Federal da Fronteira Sul- Erechim
  • Renan Carlos Fiabane Universidade Federal da Fronteira Sul- Erechim
  • César Tiago Forte Universidade Federal da Fronteira Sul- Erechim
  • Felipe José Menin Basso Universidade Federal da Fronteira Sul- Erechim
  • Gismael Francisco Perin Universidade Federal da Fronteira Sul- Erechim
Palavras-chave: Rolo faca, Roçadora, Glifosato, Dessecante.

Resumo

O sistema de plantio direto é uma das práticas conservacionistas mais adotadas no Brasil nas últimas décadas. É o sistema que permitiu aos agricultores brasileiros, principalmente da região sul do país, produzirem mais com menor custo de produção e menor impacto ambiental. Para isto, é necessário que no sistema de plantio direto, haja uma significativa quantidade de palha, para reduzir as perdas de solo por erosão hídrica e para a ciclagem de nutrientes. Porém, esta alta quantidade de palha dificulta o processo de semeadura, pois causa em muitos momentos o embuchamento das semeadoras. Devido a isto, alguns agricultores estão tentando métodos para o manejo desta palhada antes da operação de semeadura. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar o melhor método mecânico para o manejo da palhada de cobertura construída para semeadura de culturas de verão.O experimento foi realizado a campo, sob sistema de cobertura de solo, em uma área contendo papuã (Urochloa plantaginea). As parcelas eram de 4 x 50m (100m²), com 4 repetições. Os tratamentos foram organizados em delineamento fatorial, com dois fatores. O fator A foi composto por dessecação com herbicida dessecante sistêmico (glifosato) e sem herbicida. O fator B composto pelos sistemas de manejo da palhada (rolo-faca, roçadora tratorizada tipo Triton, resteva de soja e sem nenhum tipo de manejo da palhada), em pré-semeadura da cultura principal.Foram avaliados durante a semeadura da cultura principal a fluidez do conjunto semeadora adubadora, sendo atribuído 0 para fluidez sem paradas e 1 paradas por acúmulo de palha, a medição do tempo de semeadura, a medição da umidade do solo (%), para avaliar a relação de umidade com a fluidez do conjunto semeadora adubadora.Os dados foram submetidos à análise da variância e quando significativos realizou-se  teste de comparação de médias (Tukey com p<0,05).O manejo da cobertura vegetal envolvendo roçadora do tipo Triton, área com resteva de soja e palha sem dessecação prévia, apresentaram os melhores resultados no que se refere à fluidez do conjunto semeadora-adubadora, promovendo um menor tempo de semeadura.


Referências

ARATANI, R.G.. et al. Desempenho de semeadoras-adubadoras de soja em Latossolo Vermelho muito argiloso com palha intacta de milho. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 10, p. 517–522, nov. 2006.

BRANQUINHO, K.B. et al. Desempenho de uma semeadora-adubadora direta, em função da velocidade de deslocamento e do tipo de manejo da biomassa da cultura de cobertura do solo. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 24, p. 374-380, maio/ago. 2004.

HERZOG, R.L.S. Resposta da soja em semeadura direta após aveia preta implantada em campo nativo, influenciada por quantidade de resíduo, irrigação e profundidade de atuação do sulcador da semeadora- adubadora. 2003. 83p. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) – Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

Publicado
20-09-2016