PRODUÇÃO DO CAPIM MOMBAÇA SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA

  • Luana Carolina Bachmann Gregolin Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Robert Natalino das Chagas Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • EVERTON SVISTALSK Universidade Federal da Fronteira Sul _ UFFS
  • Fernando Meireles da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Fernando Reimann Skonieski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Produção leiteira, Adubação, Ureia, Produção

Resumo

1. Introdução

A região sudoeste do Paraná apresenta excelente cenário para a produção leiteira. Essa produção é forte aliada da agricultura familiar. Os agricultores familiares dessa região fundamentam sua produção em um sistema conhecido como “leite a pasto”, diminuindo muito o custo de produção e médias de produção inferiores em relação a sistemas de produção com emprego de concentrados, especialmente sistemas confinados, entretanto, com margem líquida superior. As gramíneas do gênero Panicum maximun, apresentam excelente produção em regiões de clima tropical e subtropical, o que sugere que venha a desenvolver-se de forma satisfatória no sudoeste paranaense.

2. Objetivo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a produção forrageira do Capim Mombaça (Panicum maximum Jacq.) ao longo do ciclo vegetativo da cultura, por meio de cortes, empregando diferentes doses de nitrogênio (N) em cobertura.

3. Metodologia

O experimento foi conduzido em propriedade rural particular no município de Realeza – PR. A área utilizada de Capim Mombaça já estava estabelecida, e o período avaliado foi entre novembro de 2015 e maio de 2016. O delineamento experimental contou com 12 parcelas, sendo divididas em quatro tratamentos, com três repetições cada. As doses de nitrogênio utilizadas foram de 0, 120, 240 e 360 quilos de N por hectare (ha), que foram aplicadas de forma parcelada em quatro aplicações, após cada cortes. O nitrogênio utilizado foi na forma de ureia 45%. Ao todo foram realizados cinco cortes, ao longo do ciclo vegetativo. Após a realização do corte a pastagem foi pesada em balança de precisão para posteriormente estimativa da produtividade de matéria verde por ha. Uma amostra de aproximadamente 500g foi separada e posteriormente levada o laboratório de Bromatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde foram secas em estufa à 55º por 72 horas e através disso, foi obtida a produtividade da pastagem em base seca.

4. Resultados e Discussão

A produção de matéria seca aumentou de forma linear, com valores de 4.796, 9.716, 13.743 e 17.802 kg/ha nas doses de 0, 120, 240 e 360 kg/ha de N, respectivamente (Figura 1).

 

Figura 1. Produção de MS total do Capim Mombaça em função das doses de N.

Esses resultados se mostraram semelhantes a outros estudos, como o conduzido por Castagnara et al. (2011). Diante disso, pode-se afirmar que as doses maiores de nitrogênio afetaram de forma positiva a produção de matéria seca do capim Mombaça e que o mesmo responde de forma satisfatória à adubação nitrogenada. Isso significa que pastagens adubadas possuem maior capacidade de suporte, com maior lotação animal e produtividade de leite por hectare.

A produção de matéria seca está estritamente ligada à produção de folhas. Houve aumento linear da produção de folhas, com valores de 3.826, 7.977, 11.304 e 14.305 kg/ha nas doses de 0, 120, 240 e 360 respectivamente (Figura 2).

 

 

Figura 2. Produção total de folhas e colmo do Capim Mombaça em função das doses de N.

A máxima eficiência produtiva foliar foi obtida com utilização de 360 kg/ha de N, aproximando-se aos valores descritos por Cunha et al. (2010). É importante salientar que as folhas representam a parte da planta com maior qualidade da forragem, sendo relevante a pastagem apresentar boa quantidade de folhas. Confirma-se os resultados obtidos por Garcez Neto et al. (2002), estudando o capim Mombaça, os quais observaram aumento linear no número de folhas com o suprimento de nitrogênio.

A produção de colmo também se elevou conforme as doses de N foram aplicadas (Figura 2.) A produção total de colmo foi bem menor que a produção de folhas. Castagnara et al. (2011), trabalhando com Mombaça e Tanzânia, avaliaram que o aumento da produção de forragem ocorre devido ao aumento da produção de colmos também, que ao se alongarem, incrementam a produção de forragem e também proporcionam à planta a sustentação para um maior número de folhas, ocasionando consequentemente maior número de folhas por perfilhos.

5. Conclusão

A produtividade do capim Mombaça se eleva linearmente em função das doses de N, ao longo do ciclo vegetativo. O emprego do capim Mombaça nos sistemas produtivos a pasto no sudoeste paranaense pode ser uma alternativa interessante para os meses mais quentes do ano, desde que seja realizada correta fertilização.

Palavras-chave: Adubação, cortes, produção leiteira, ureia.

Fonte de Financiamento

UFFS - PROICT

 

Dados adicionais

Número do Processo (SGPD) – 23205.001557/2015-51

Estudante voluntário – Everton Svistalski

Referências

Referências:

CASTAGNARA, D.D.; ZOZ,T.; KRUTZMANN, A.; UHLEIN, A.; MESQUITA, E.E.; NERES, A.M.; OLIVEIRA,R.S.P.: Produção de forragem, características estruturais e eficiência de utilização de nitrogênio em forrageiras tropicais sob adubação nitrogenada. Semina: Ciências Agrárias, v.32, n.4, p. 1637-1648, 2011.

CUNHA, O. F. R., SANTOS, A. C., ARAÚJO, L. C., FERREIRA, E. M. Produtividade do Panicum maximum (Mombaça) em função de diferentes níveis de nitrogênio. Revista da FZVA, v. 17 n.1, p. 136-145, 2010.

GARCEZ NETO, A. F.; NASCIMENTO JUNIOR, D.; REGAZZI, A. J.; FONSECA, D. M.; MOSQUIM, P. R.; GOBBI, K. F. Respostas morfogênicas e estruturais de Panicum maximum cv. Mombaça sob diferentes níveis de adubação nitrogenada e alturas de corte. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 31, n. 5, p. 1890- 1900, 2002.

Publicado
27-09-2016