METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO VISUAL DA ESTRUTURA DO SOLO

  • Gabriel Felipe Vogel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neberson de Souza Antunes de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edenilson Zarowni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Guilherme Tiago Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rubens Fey Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Física do solo, Atributos, Validação

Resumo

A manutenção da qualidade do solo depende de um diagnóstico e monitoramento constante, a fim de evitar a degradação física, este pode ser feito por meio de vários indicadores e dentre os comumente utilizados destacam-se a densidade e a porosidade do solo e a resistência mecânica do solo a penetração. No entanto, na prática a campo se tornam de difícil execução aos agricultores, devido a complexidade de sua execução e à aquisição de equipamentos ser onerosa, surge assim a necessidade de técnicas mais simples para este fim. Neste cenário, destaca-se o uso de ferramentas visuais de análises de qualidade estrutural dos solos, a exemplo Visual Evaluation of Soil Structure (VESS). O objetivo deste estudo consiste em avaliar a aplicação da metodologia VESS em diferentes sistemas de manejo do solo, bem como correlacionar este com os indicadores de qualidade física do solo avaliando sua viabilidade. O estudo foi desenvolvido em áreas de mata nativa, pastagem e plantio direto sob Latossolo Bruno localizado no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, avaliando sistemas de modo isolado (mata nativa, pastagem e plantio direto), sob duas profundidades (0,0-0,10 e 0,10-0,20 m), com cinco repetições. Para os indicadores de qualidade física do solo foram adotados: a densidade do solo; densidade de partícula, porosidade total; resistência mecânica do solo a penetração e o percentual de umidade. Para avaliação VESS foram atribuídos escores de acordo com o tipo de estrutura apresentado pelo solo, em uma escala de 1 a 5, respectivamente do melhor para pior qualidade, conforme metodologia padronizada, nas profundidades situadas de 0,0-0,10 e 0,10-0,20 m. Os valores dos indicadores de qualidade física do solo e escores da avaliação visual foram correlacionados pelo método de Pearson a 5% probabilidade. Não houve diferença significativa no que se refere aos escores da avaliação visual da estrutura do solo entre as profundidades para os manejos de mata nativa, pastagem e plantio direto. Para os indicadores de qualidade física do solo, com exceção a RMP, os demais atributos não apresentaram diferença estatística entre as profundidades para os manejo analisados. Os indicadores de qualidade física do solo (Ds, Dp, U e RMP) demonstram correlação positiva com a metodologia VESS, ao passo que a Pt apresentou correlação negativa. Portanto, o uso da metodologia VESS aprimorado por Ball et al. (2007) para regiões de clima temperado apresenta aplicabilidade em áreas de mata nativa, pastagem e plantio direto situados em Latossolo Bruno, devido a  correlação com atributos físicos do solo.

Referências

BALL, B. C.; BATEY, T.; MUNKHOLM, L. J. Field assessment of soil structural quality – a development of the Peerlkamp test. Soil Use and Management, v.23, n.4, p.329–337, 2007.

CUI, J.; HOLDEN, N. M. The relationship between soil microbial activity and microbial biomass, soil structure and grassland management. Soil & Tillage Research, v.146, p.32–38, 2015.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de Solo. 2 ed. rev. atual. Rio de Janeiro, 1997. 212 p. (Embrapa-CNPS. Documentos, 1).

GIAROLA, N. F. B.; TORMENA, C. A.; SILVA, A. P. da; BALL, B.. Método de avaliação visual da qualidade da estrutura aplicado a Latossolo Vermelho Distroférrico sob diferentes sistemas de uso e manejo. Ciência Rural, v.39, n.8, 2009.

Publicado
27-09-2016