O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO
Resumo
Um dos maiores desafios encontrados no ensino de Física e Ciências consiste na conexão entre o conhecimento adquirido pelos alunos e o mundo cotidiano. É cada vez maior a preocupação dos professores em introduzir experimentos nas disciplinas científicas, na tentativa de facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza. Mas muitas escolas brasileiras não possuem laboratórios e tampouco recursos financeiros para a realização de atividades experimentais, e muitas vezes os próprios docentes não apresentam o preparo necessário e nem dispõem de tempo para o desenvolvimento de tais atividades. Diante das dificuldades encontradas, é feita a proposta da elaboração e validação de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo, recicláveis ou até mesmo sucata, para a futura utilização destes em sala de aula, oficinas e outras atividades de ensino de Física. Os experimentos incluem conceitos e aplicações de Física Geral, e contam com roteiros e materiais didáticos de apoio elaborados para dar suporte e facilitar a reprodução do experimento por outros professores.
Referências
Halliday, D. R. Resnick e J. Walker. Fundamentos de Física - Volume 1 E 2 (Editora LTC, São Paulo, 2009). 8 ed.
Martini, G. W. Spinelli, H. C. Reis e B. Sant’Anna. Conexões com a Física – Volume 1, 2 (Moderna, São Paulo, 2013). 2 ed.
Sampaio J. L. e C. S. Calçada, Universo da física 1 – Volume 1, 2 (Atual, São Paulo, 2005). 2 ed.
Torres, C. M. A. N. G. Ferraro, P. A. T. Soares e P. C. M. Penteado, Física: Ciência e Tecnologia – Volume 1 (Moderna, São Paulo, 2013). 3 ed.
Vuolo. J.H. Fundamentos da teoria dos erros. (Blucher, São Paulo, 1996). 2 ed .
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
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