APRIMORAMENTOS NO USO DE CARNEIRO HIDRÁULICO: CONSTRUÇÃO DE VÁLVULA DE SUCÇÃO COM PEÇAS DE PVC

  • Hyago Dalavia Peixoto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Thiago de Cacio Luchese Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
Palavras-chave: Recalque de água, Inovação, Dimensionamento, Bomba hidráulica sustentável

Resumo

O carneiro hidráulico é um equipamento de funcionamento simples, utilizado para bombeamento de água a baixo custo e encontra uso comum em locais onde há dificuldade de fornecimento de energia elétrica e há necessidade de água recalcada. Neste trabalho utilizamos dos conhecimentos e métodos já obtidos pelo grupo em projeto anterior, para realizar a substituição da atual válvula de sucção, responsável pelo golpe de aríete do carneiro hidráulico, basicamente construído com encanamentos de PVC, respeitando o diâmetro de encanamento disponível, que foi de 20 mm. O desenvolvimento da válvula passou por um longo período de ajustes, para que atendesse aos requisitos de bom funcionamento, baixo custo e fácil construção. A válvula conta com peças de PVC, aço e borracha, todas facilmente encontradas no comércio municipal. Após a montagem, a válvula foi levada a teste, onde apresentou a presença de batimentos sequenciais, com velocidade e sequência semelhantes à válvula original do equipamento, cumprindo assim um dos objetivos. Também obteve-se diminuição do ruído oriundo das batidas e no desperdício de água, ambos gerados de forma expressiva pela válvula antiga. Um entrave ocorreu em relação a comparação com a válvula atual, uma vez que a nova válvula, devido às suas características de montagem, acabou por exigir um maior diâmetro da tubulação do equipamento, não sendo capaz de recalcar alturas significativas com os 20 mm de diâmetro disponíveis ao grupo. Depois de comprovada a existência de batimentos sequenciais, a válvula foi encaminhada para uma empresa de design gráfico para que fosse representada em 3 dimensões, melhorando a visualização da mesma, visando divulgação. A válvula encontra-se devidamente explicada neste relatório, sua aplicação mostrou-se fácil e eficiente, porém a mesma ainda pode vir a sofrer alguns ajustes, visando melhorar seu rendimento e posteriormente a criação de peças próprias, que permitam maior eficiência e resistência.

Biografia do Autor

Thiago de Cacio Luchese, Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
Bacharel em Física em 2007, Mestre em Física em 2009, Doutor em Física em 2014, todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis.

Referências

CERPCH: Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergéticos. Carneiro Hidráulico: o que é e como construí-lo. Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho, 2002.

Publicado
13-09-2016