O papel de Deus no problema da Teoria da Obrigação em Hobbes

  • Derócio Felipe Perondi Meotti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Clóvis Brondani
Palavras-chave: Teoria da Obrigação, Hobbes

Resumo

Este artigo tem por intuito explorar os fundamentos da Teoria da Obrigação em Thomas Hobbes, cujas interpretações oscilam entre colocar ou Deus e a lei divina como fundamento, ou o medo e o auto-interesse. Para tanto, faz-se um estudo – com ênfase no Leviatã - que visa tentar esclarecer qual é o papel de Deus no problema da Teoria da Obrigação, para então dizer se é coerente ou não colocá-Lo como fundamento para a obediência no estado civil.

Biografia do Autor

Derócio Felipe Perondi Meotti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Nasceu em São José do Cedro (SC) em 22 de maio de 1995. Iniciou os estudos na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó em 23 de fevereiro de 2015, e desde então cursa Licenciatura em Filosofia. Participou do PIBIC como bolsista no período que compreende de agosto de 2015 à julho de 2016, estudando a Teoria da Obrigação em Thomas Hobbes e suas discussões.

Referências

HOBBES, Thomas. Leviatã. Organizado por Richard Tuck. São Paulo. Martins Fontes. 2014.

FRATESCHI, Yara. A física da política: Hobbes contra Aristóteles. Campinas-SP. Editora da Unicamp. 2008.

POGREBINSCHI, Thamy. O problema da obediência em Thomas Hobbes. Bauru-SP. EDUSC. 2003.

VILLANOVA, Marcelo Gross. O problema das leis em Hobbes. Doispontos. Curitiba. São Carlos. Vol. 6, n. 3 – especial; p. 85-98. Abril, 2009.

HOBBES, Thomas. Elementos da Filosofia: Primeira Seção – Sobre o Corpo. Parte I – Computação ou Lógica. Campinas-SP. IFCH/Unicamp. 2005.

Publicado
16-10-2016