O IMAGINÁRIO CRIATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DO PIBID.

  • Tamires Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Solange Maria Alves Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Palavras-chave: Desenvolvimento humano e educação, Imaginário criativo, formação de pessoas criadoras.

Resumo

A reflexão em tela é parte integrante de uma pesquisa sobre o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras, vinculada ao grupo de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação, nas linhas: linguagem, desenvolvimento e aprendizagem e, produção imaginária e a educação criadora. Aprovado na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013, cumpre parte dos propósitos do projeto integrador do grupo referido: A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras, que tem como objetivo geral ampliar a compreensão sobre a natureza do processo criativo e sobre o papel da escola na formação de pessoas criadoras. O alcance do objetivo proposto se orienta, em termos teóricos e metodológicos, pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da corrente histórico-cultural de psicologia. A investigação da qual decorre a reflexão em tela, se caracteriza pela busca empírica e análise de indícios de criação e imaginação como elementos fulcrais para a formação de professores. Concentrando esforço de investigação em situações pedagógicas consideradas inovadoras pela comunidade escolar e pela comunidade acadêmica, a pesquisa que está na gênese desta reflexão, persegue indícios de formação do imaginário criativo no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da CAPES, especificamente estudando, neste momento, o PIBID – Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó (SC).

Biografia do Autor

Tamires Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
A reflexão em tela é parte integrante de uma pesquisa sobre o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras, vinculada ao grupo de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação, nas linhas: linguagem, desenvolvimento e aprendizagem e, produção imaginária e a educação criadora. Aprovado na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013, cumpre parte dos propósitos do projeto integrador do grupo referido: A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras, que tem como objetivo geral ampliar a compreensão sobre a natureza do processo criativo e sobre o papel da escola na formação de pessoas criadoras. O alcance do objetivo proposto se orienta, em termos teóricos e metodológicos, pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da corrente histórico-cultural de psicologia. A investigação da qual decorre a reflexão em tela, se caracteriza pela busca empírica e análise de indícios de criação e imaginação como elementos fulcrais para a formação de professores. Concentrando esforço de investigação em situações pedagógicas consideradas inovadoras pela comunidade escolar e pela comunidade acadêmica, a pesquisa que está na gênese desta reflexão, persegue indícios de formação do imaginário criativo no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da CAPES, especificamente estudando, neste momento, o PIBID – Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó (SC).

Referências

PINO, Angel. A produção imaginária e a formaçao do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Rev. Pro-Posições, vol. 17,n 2 (50), 2006, p.47-69

VIGOTSKI, Lev S. Imaginación y creación en la edad infantil. Trad. esp. De Francisca Martinez, 2ª ed, Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2009.

Publicado
16-10-2016