AVALIAÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO COMO ANTIOXIDANTE NO BIODIESEL DE SOJA

  • Geciele Caroline Schuster Universidade Federal da Fronteira
  • Alexandra Aparecida do Amaral Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
  • André Lazarin Gallina Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
Palavras-chave: Biocombustível, bioenergia, oxidação, rancimat

Resumo

Atualmente é cada vez mais comum nos depararmos com a busca de novas fontes energéticas, devido ao constante crescimento populacional que acarreta em uma maior dependência energética. Uma nova fonte de energia que emerge é o Biodiesel, um biocombustível produzido a partir de fontes vegetais (plantas oleaginosas se destacando a soja e a mamona) propício para ser utilizado como combustível puro ou em mistura com o diesel mineral. Destaca-se por ser ambientalmente correto, contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, também possui características de não ser tóxico, ser biodegradável, possuir alta capacidade de lubrificar máquinas e motores, ter baixa taxa de emissões de gases, sendo uma alternativa viável, social e econômica. Após o Biodiesel ser produzido, ele é estocado até ser consumido. Porém, o contato do biodiesel com o metal do reservatório (aço carbono), o oxigênio do ar e a temperatura, desencadeiam reações radicalares que promovem a degradação deste biocombustível. Isso promove a redução de sua qualidade, no desempenho das partes móveis do motor e do tempo de vida útil. Para diminuir a velocidade da reação de degradação, são adicionados antioxidantes ao biodiesel com o intuito de minimizar esta reação e, estes podem ser naturais ou sintéticos. Os antioxidantes sintéticos são derivados principalmente do petróleo, como por exemplo, o TBHQ, um dos antioxidantes mais utilizados em que estudos toxicológicos feitos em experimentos com animais têm demonstrado a possibilidade de esse antioxidante apresentar efeito carcinogênico. Nestas circunstâncias, os antioxidantes naturais que são derivados da biomassa, estão ganhando o foco em diversas pesquisas científicas, pois não apresentam propriedades tóxicas e não são derivados do petróleo como, por exemplo, o ácido ascórbico. Desta maneira, este projeto tem como objetivo, avaliar a eficiência do ácido ascórbico como antioxidante no biodiesel de soja. Com os resultados obtidos observou-se que a melhor concentração do ácido ascórbico no biodiesel de soja é de 27,5g/L.

Referências

GALLINA, André Lazarin. Uma alternativa sustentável para a produção de biodiesel: Cyperus Esculentus. 2001.Dissertação (Mestrado em Bioenergia) Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, área de concentração em Bicombustívieis,Paraná, 2011.

Pereira,Vinicius Rodrigues. Ácido Ascórbico – características, mecanismos de atuação e aplicações na indústria de alimentos.2008 Trabalho acadêmico Universidade Federal de Pelotas, Ciência dos alimentos, Pelotas, 2008.

MARTINS, Marta de Jesus Oliveira. Eficiência de antioxidantes em Biodiesel. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) Instituto Superior de Engenharia do Porto, Out. 2010.

PRETO, Nelson Augusto Esteves. Avaliação da influência de antioxidantes na estabilização de Biodiesel. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) Instituto Superior de Engenharia do Porto.2012.

FIGUEIREDO, E.; DIAS, V. C.; D’ELIA, E.; Avaliação de algumas propriedades do biodiesel pelo efeito da adição de antioxidantes. ln: CONGRESSO DE REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 5 & CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 8, 2012, Salvador. Anais. Salvador, 2012.

Publicado
25-09-2016