AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GENOTOXICOLÓGICO DO RIO SARANDI (REALEZA - PR) ATRAVÉS DO TESTE MICRONÚCLEO EM HOPLIAS MALABARICUS

  • Martha Menin Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Luciana Borowski Pietricoski Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
Palavras-chave: Potencial Genotoxicológico, Agrotóxicos, Micronúcleo, Anomalias Nucleares.

Resumo

Nota-se, atualmente um comprometimento da qualidade das águas em grande parte devido às atividades humanas, dentre elas a agricultura, pois resíduos de agroquímicos são levados pelas chuvas e depositam-se nas águas. Essa contaminação pode levar à morte de algumas espécies de vegetais e animais, mas também pode comprometer a saúde do homem e outros animais, além de poder ocasionar um desequilíbrio ecológico. Algumas substâncias contaminantes das águas atuam no DNA e nos cromossomos das células animais, causando alterações genotóxicas. A utilização de peixes em determinados ensaios citogenéticos, como por exemplo, no ensaio-teste de micronúcleos, é importante pois estes são bons indicadores ambientais de genotoxicidade. Este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial genotoxicológico do Rio Sarandi em Realeza utilizando o teste citogenético de micronúcleo no organismo teste Hoplias malabaricus. Para este projeto foram coletados peixes da espécie Hoplias malabaricus no Rio Sarandi no município de Realeza-PR, serão realizadas coletas em cinco pontos do rio e em dois momentos do ano, estação da seca e chuvosa. Após foi realizado o procedimento de coleta de sangue periférico dos peixes e a montagem da lâmina através de esfregaço. As lâminas foram coradas e analisadas na microscopia de luz para a frequência de micronúcleos e anomalias nucleares, sendo realizadas fotomicrografias das alterações encontradas. Notou-se que foram encontradas diversas anormalidades nucleares, principalmente as do tipo “Blebbed”, e essas alterações podem ser resultantes da genotoxicidade da água do Rio Sarandi, por ser próximo de regiões agrícolas e podendo ter uma quantidade de resíduos de agroquímicos presentes na água. O teste de micronúcleo e a avaliação das anomalias nucleares demonstram-se importantes testes citogenéticos para se analisar alterações genotóxicas em peixes que possam estar relacionadas à contaminação das águas do Rio Sarandi.

Referências

AMARAL, Y.T.; SOUZA, M.C.; NOVELLI, R. et al. Biologia da traíra (Hoplias malabaricus) na lagoa do Campelo, RJ Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 13 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço – MG.

BONASSI, S., EL-ZEIN R, BOLOGNESI C, FENECH M.; Micronuclei frequency in peripheral blood lymphocytes and cancer risk: evidence from human studies. Mutagenesis 26:93–100. doi: 10.1093, 2011.

FENECH, M. The in vitro micronucleus technique. Mutat Res 455:81-95. Nov, 2000.

RIVERO, C. L. G.; Perfil Da Frequência De Micronúcleos E De Danos No DNA De Diferentes Espécies De Peixes Do Lago Paranoá, Brasília-DF, Brasil. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular – Faculdade de Medicina / Universidade de Brasília, 2007.

Publicado
23-09-2016