Mobilidade Urbana em cidades de médio porte: Estudo da eficiência das rotas de transporte público para o Campus de Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul

  • Maiara Cristine Nikanowitch Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Transporte público, Erechim, UFFS, Cidades Médias, Ônibus.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo realizar uma avaliação de eficiência do atual modelo de transporte público, adotado para viabilizar o acesso ao recém-implantado Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na cidade de Erechim-RS. Para tal, o estudo executou um levantamento (por amostragem estatística) dos usuários das linhas de transporte que dão acesso ao campus, mediante a aplicação de questionários estruturados, respondidos através da internet. Na ferramenta em referência, constaram questões concernentes a: aspectos do perfil socioeconômico dos usuários; suas necessidades em termos de frequência e horários no uso do serviço de transporte para o campus; e sua localização (moradia) na cidade de Erechim. Os dados foram sistematizados sob a forma de gráficos e mapas, e foram comparados aos itinerários atuais dos ônibus. Buscou-se, desse modo, avaliar se as rotas, horários e valores cobrados atendem às necessidades de uso e condições econômicas dos usuários. Os dados foram obtidos mediante: preenchimento de formulário online, enviado para os usuários potenciais do serviço (professores, técnicos, funcionários terceirizados, e alunos da instituição); e consulta a órgãos públicos (como a Secretaria de Transportes do Município).

Mediante ao levantamento e sistematização dos dados, constatou-se que: 1) Há uma grande demanda de uso do transporte público entre os três pricipais segmentos da universidade (docentes, discentes e técnicos), na medida em que a maioria dos participantes da pesquisa, afirmou se utilizar, em alguma medida, do ônibus urbano para se deslocar até o campus; 2) Há um grau considerável de insatisfação com o serviço pesquisado, sobretudo com relação a abrangência e frequência das linhas disponíveis, o que aponta para a necessidade de aperfeiçoamento e ampliação das modalidades de transporte que conduzem ao local; 3) Tendo como base os dados fornecidos pelos participantes, pode-se apontar para a necessidade de criação de dois novos itinerários: um que atenda ao bairro Três Vendas, e outro que percorra os bairros da região leste da cidade (José Bonifácio, Florestinha, Parque Lívia, Copas Verdes, e Atlântico). Também se apresentaram como necessários ajustes nos dois itinerários que atendem à parte central da cidade.

Como resultados alcançados pela pesquisa, destacam-se: formulação de mapas temáticos de distribuição dos usuários das linhas que atendem a UFFS; e – via análise do material cartográfico gerado - proposição itinerários aperfeiçoados para os ônibus, de acordo com a distribuição dos usuários na malha urbana e os horários de maior demanda.

Biografia do Autor

Maiara Cristine Nikanowitch, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim. Aluna bolsista do Projeto de Pesquisa "Mobilidade Urbana em cidades de médio porte: Estudo da eficiência das rotas de transporte público para o Campus de Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul".

Referências

ANTP. Gestão de Mobilidade Urbana. São Paulo, 2015.

DEÁK, Csaba. Em busca das categorias da produção do espaço. São Paulo: Annablume, 2015.

PEREIRA, Vicente de Britto. Transportes: História, crises e caminhos. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

Publicado
19-09-2016