O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Daniele Follmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Formação docente, investigação-formação-ação, pesquisa-ação, narrativas.

Resumo

1 Introdução

A formação de professores atualmente tem seu design mais próximo do que a literatura denomina Racionalidade Prática e em Geral a Investigação–formação-ação(IFA) é o mecanismo que mais favorece esta perspectiva de formação. Tendo clara esta perspectiva, partiu-se da ideia de analisar qual foi à importância do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Ciências Biológicas, mantido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo- RS, na formação inicial de docentes, bem como avaliar a quão bem compreendida foi o processo de IFA  vivenciado na proposta. O que implicou averiguar o que o programa acrescentou aos futuros professores em formação.. Para tanto, buscou-se avaliar como a proposta de IFA preconizada por Alarcão(2010), Güllich(2013) está presente nas narrativas de integrantes que deixavam o PIBID visto que, quando os licenciandos deixavam o programa escreviam um texto breve contemplando o significado do programa para sua formação.

2 Objetivo

Visamos identificar a contribuição PIBID Ciências Biológicas na formação acadêmica e profissional dos sujeitos.

3 Metodologia

É importante ressaltar que os processos metodológicos estão baseados na pesquisa quantitativa, do tipo análise temática de conteúdo, buscando indícios formativos no conteúdo das narrativas. Este foi minuciosamente avaliado seguindo em três etapas: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados e interpretação. Estes processos foram norteados em duas preocupações com as reflexões sendo estas: as formas de reflexão e o conteúdo da reflexão. Ao buscar formas de reflexão seguiu-se subcategorias definidas a priori por Marcelo(1992): introspecção, exame, indagação, espontaneidade. Que são identificáveis como reflexões que dialogam com a prática docente, bem como demonstram que os licenciandos que desenvolvam tais categorias já desenvolvam a IFA. Já o conteúdo da reflexão foi mensurado tendo em vista trabalho anterior (Güllich; Wyzykowski, 2014), que preocupa-se com conteúdos das reflexões. Identificou-se as seguintes subcategorias: adesão à profissão, constituição docente, diário de bordo, preparação para o estágio, relação teoria-prática e tríade interativa. Foram analisados as narrativas de vinte licenciandos que deixaram o PIBID Ciências Biológicas nos anos de 2014 a 2015. Para preservar as identidades e de acordo com a ética, os sujeitos foram nomeados como Licencianda(o) Bolsista Pibidiano Ciências Biológicas como por exemplo: LBPCB12014.

4 Resultados e Discussão

Foram demarcados na análise os seguintes índices entre as subcategorias: introspecção(20:20), exame(12:20), indagação(1:20) e espontaneidade(0:20), conforme a Tabela 1. O fato de todos os textos apresentaram reflexões sobre o ser professor indica que, os sujeitos analisados estão em contato com a realidade docente, bem como tem desenvolvido a reflexão pelo hábito de escrever narrativas  assim como afirmam Marcelo(1992) e Alarcão (2010), também demonstrando forte ligação com o processo de constituição docente como observaram Güllich e Wyzykowski (2014).

Tabela 1: Formas de reflexão das narrativas de PIBIDianos de Ciências Biológicas

Subcategorias

Sujeitos investigados

Introspecção

LBPCB12014, LBPCB22014, LBPCB32014, LBPCB42014, LBPCB52014, LBPCB62014, LBPCB72014, LBPCB82014, LBPCB92014, LBPCB102014, LBPCB112014, LBPCB122014,

LBPCB132014, LBPCB142014, LBPCB152014, LBPCB162014,

LBPCB172014, LBPCB182014, LBPCB192014, LBPCB202014,

Exame

LBPCB22014, LBPCB42014, LBPCB72014, LBPCB82014,

LBPCB102014, LBPCB112014, LBPCB122014, LBPCB132014,

LBPCB142014, LBPCB182014, LBPCB192014, LBPCB202014,

Indagação

LBPCB12014

Espontaneidade

Não se aplica

Creditou-se ao tipo de texto analisado a ausência da subcategoria espontaneidade, visto que a mesma ocorre, no geral, durante a prática. Já quanto ao conteúdo da reflexão destacaram se nas escritas as seguintes subcategorias: a adesão a profissão(11:20), constituição docente(11:20), tríade interativa (8:20), relação teoria-prática(5:20), diário de bordo(4:20) e preparação para estágio(3:20).

 

 

Tabela 2: Conteúdo da reflexão das narrativas de PIBIDianos  de Ciências Biológicas

Subcategorias

Sujeitos investigados

Ocorrência

Adesão a profissão

LBPCB12014, LBPCB22014, LBPCB32014, LBPCB42014, LBPCB52014, LBPCB72014, LBPCB82014, LBPCB92014, LBPCB112014, LBPCB142014, LBPCB152014

11

Constituição docente

LBPCB12014, LBPCB32014, LBPCB42014, LBPCB52014, LBPCB62015, LBPCB92014, LBPCB102014, LBPCB122014, LBPCB142014, LBPCB162014, LBPCB172015

11

Tríade interativa

LBPCB32014, LBPCB72014, LBPCB82014, LBPCB102014, LBPCB112014, LBPCB142014, LBPCB152014, LBPCB11/2015

8

Relação teoria-prática

LBPCB42014, LBPCB92014, LBPCB102014, LBPCB132014, LBPCB152014

5

Diário de bordo

LBPCB42014, LBPCB52014, LBPCB122014, LBPCB152014

4

Preparação estágio

LBPCB32014, LBPCB72014, LBPCB162014

3

 

Essas temáticas são presentes no cotidiano dos licenciandos. No caso da adesão a profissão ocorre uma identificação com a profissão docente. Enquanto sobre a constituição docente, percebeu-se uma construção da identidade docente. Foi possível notar o quão valioso foi para a formação o coletivo de ensino em que os licenciandos estão inseridos, com a presença dos professores formadores, professores da educação básica e professores em formação, o que denomina-se: tríade interativa. Idealizada por muitos teóricos como a práxis, a relação da teoria estudada na graduação com a prática de ensinar, foi levantada pelos sujeitos como um grande acréscimo à constituição dos professores. Já a presença do diário de bordo reforça o valor formativo desta ferramenta pedagógica reconhecido pelos futuros docentes. Os professores em formação inicial desenvolveram reflexões e (re)significaram seus ideários docentes pelo processo de formação no programa, tomando nas mãos a própria formação (Imbernón, 2001). Isso indica que, o PIBID mudou consideravelmente a vida dos licenciandos, as crenças e modelos de formação, para construírem ideários docente mais contextuais e adequados a educação contemporânea. O programa permitiu também avançar na produção de um perfil de professor investigador e reflexivo, o que coloca a IFA (Güllich, 2013; Alarcão, 2010).

5 Conclusão

Foi possível perceber que para os licenciandos integrar as ações desenvolvidas pelo PIBID Ciências Biológicas colaborou na qualificação dos espaços e tempos de formação inicial, como futuros docentes. Tendo, portanto contribuído para estabelecer relação entre teoria e prática: proposta de práxis. Também é possível inferir pelo conteúdo das reflexões que a formação inicial aliada a proposta de IFA agrega ao licenciando um perfil reflexivo e facilita a discussão sobre a natureza da profissão desde o início da formação, objetivo central do PIBID. 

Publicado
16-10-2016