AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE ARGAMASSAS COM SUBSTITUIÇÃO DE AREIA NATURAL POR MATERIAL GRANULAR ORIUNDO DA COMINUIÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD)

  • Adelar Junior Piccinin Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Nébora Lazzarotto Modler UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS
  • Luis Eduardo Azevedo Modler UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS
Palavras-chave: Argamassa, materiais de construção, RCD.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise das propriedades físicas e mecânicas de argamassas com substituição de areia natural por material granular, oriundo da cominuição de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Considerando que, a indústria da construção civil é caracterizada como uma das atividades que mais gera mão-de-obra, além de ser uma das áreas que possui grande movimentações de recursos naturais e uma das que mais gera impactos ambientais, a substituição de agregados naturais por RCD traz em si vantagens de caráter ecológico e econômico. Dessa maneira, a retirada de parcelas consideráveis de resíduos do contato com o meio ambiente e a diminuição da necessidade de extração de areia, representam de forma inequívoca a importância de tais ações no sentido de buscar alternativas tecnicamente viáveis. Sendo assim, analisamos as substituições do agregado natural por fragmentos de RCD selecionados para tal, essas análises foram executadas a partir das avaliações das misturas obtidas com relação às suas propriedades no estado fresco (trabalhabilidade/consistência) e no estado endurecido (resistência mecânica e taxas de absorção). Objetivou-se com tais avaliações verificar a viabilidade técnica da substituição de areia natural por RCD em argamassas projetadas para determinado fim. Através metodologia proposta buscamos definir tendências de comportamento das argamassas com substituição de agregado natural por RCD além de apontar com segurança estatística pontos ótimos de substituição para que em análises posteriores possam ser realizados estudos com maior profundidade nas misturas que apresentarem melhores desempenhos. Assim sendo, foram analisadas as seguintes variáveis para três tipos de RCD selecionados (Cerâmica Vermelha, Vidro e Gesso), além de um traço de referência: diâmetros da substituição em dois níveis e teores de substituição em 03 níveis. Nos resultados das argamassas com substituição, notamos uma queda de resistência do 14 para 28 dias, essa queda pode ser resultado da pequena quantidade de amostras analisadas, sendo que esses também acabam interferindo nos resultados das análises de absorção, que por ter uma amostra pequena demonstrou pouca variação de resultado, não apresentando uma vantagem em utilizar o RCD assim como nenhuma desvantagem. Diante disso concluímos que tal viabilidade deverá ser testada por análises complementares em pesquisas futuras, sendo, contudo necessário que se analise as propriedades básicas das argamassas como primeiro passo na busca de se obter bons desempenhos futuros do produto.

Biografia do Autor

Adelar Junior Piccinin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmico do curso de Arquitura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Bosista da Pesquisa "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE ARGAMASSAS COM SUBSTITUIÇÃO DE AREIA NATURAL POR MATERIAL GRANULAR ORIUNDO DA COMINUIÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD)".

Nébora Lazzarotto Modler, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS
Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria(1999) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria(2007). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Luis Eduardo Azevedo Modler, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais de Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: argamassa, construção civil, concreto e Patologia das Construções.

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA nº 307, de 05 de Julho de 2002 – In: Resoluções, 2002. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=307> Acesso em: 10 jun 2003.

MODLER, L.E; MODLER, N.L.;SCOTTON,J.; GUERRA, D.S.; ANDRADE, S.; OLDONI, F.; BOELKE,R.; BIANCHIN, L.D. Geração e destinação de resíduos de construção e demolição – panorama da construção civil em Erechim e a resolução CONAMA nº 307/2002. 2º Seminário Nacional de Construções Sustentáveis. Passo Fundo, 2013.

PINTO, T. P. (Coord.) Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do Sinduscon-SP, São Paulo: Obra Limpa: I&T: Sinduscon-SP, 2005.

Publicado
13-09-2016