REMINISCÊNCIAS DA ARQUITETURA EM MADEIRA DE ERECHIM: O PATRIMÔNIO E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE REGIONAL.

  • Bruno Diego Felippe Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Natália Biscaglia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Arquitetura, Madeira, Patrimônio, Erechim, Identidade.

Resumo

O projeto Reminescências da arquitetura em madeira de Erechim tem como objetivo resgatar importante fase histórica da arquitetura relacionada à colonização e ao meio rural do município.            A pesquisa deve explorar e identificar as técnicas construtivas utilizadas pelos imigrantes que colonizaram a região, como os italianos, poloneses e alemães, a partir de estudos de casos da arquitetura em madeira em Erechim. Será investigado de que forma essa arquitetura se manifesta na reafirmação da própria identidade cultural regional. Num segundo momento, pretende-se analisar e refletir sobre as mudanças culturais refletidas na tipologia construtiva em madeira causadas pela introdução de novas influências arquitetônicas e artísticas e novos materiais posteriores ao período inicial da imigração. As edificações a serem objetos de estudo serão escolhidas a partir de uma seleção preliminar acerca da significação na memória coletiva regional e nas particularidades evidenciadas sob a forma edificada, dentro de um mesmo universo em comum: do início a meados do século XX, o período mais rico em construções da arquitetura em madeira na região. A escolha da arquitetura em madeira justifica-se pela grande importância de seu significado cultural na região, a qual transita nas esferas do patrimônio material e imaterial, o que pode englobar valores culturais históricos, artísticos e técnicos, simbólicos ou afetivos. Além disso, o estudo se mostra relevante também pela urgência do estudo e registro dessa fase construtiva regional, dado a crescente desvalorização em termos econômicos dessa arquitetura histórica em madeira, o que favorece a rapidez de seu desaparecimento.

Referências

AVER, I. K. Erechim, processo e projeto - relações estruturais entre traçado viário e desenvolvimento urbano. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

FÜNFGELT, Karla. História da paisagem e evolução urbana da cidade de Erechim – RS. Mestrado em Geografia – Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SCHIMIDT, Remís Alice Perin. Erechim: cidade construída para imigrantes- poder simbólico na conquista do espaço urbano. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em História, PUCRS, 2009.

SKOWRONSKI, Aline Beatrís. Erechim das cinzas ao sonho: Erechim destruída por incêndios e renovada pela modernidade. Mestrado em Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU, 2008.

Publicado
14-09-2016