AVALIAÇÃO DE CONDUTIVIDADE TÉRMICA E ABSORÇÃO SONORA DE UM COMPÓSITO PRODUZIDO A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS E RESÍDUO INDUSTRIAL

  • Ingrid Schneider Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/Acadêmica
  • Rosiléa Garcia França Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/Professora
Palavras-chave: Poliuretano de mamona, Raspas de Pneu, Ensaio de Combustibilidade

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo a produção de um material compósito proveniente da resina expansiva de óleo de mamona e raspas de pneus para isolação térmica e absorção sonora. Foram produzidos corpos de prova nas proporções de 0%, 5%, 10%, 15% e 20% de raspas de pneu em relação a massa total da mistura, sendo os mesmos realizados em triplicata. Posteriormente, avaliou-se o coeficiente de absorção sonora pelo método de função de transferência conforme descrito na norma internacional ISO10534-2:1998, e a condutividade térmica adotando os procedimentos da Norma Técnica ASTM-C518 dos mesmos. Através dos resultados obtidos nos ensaios, pode-se observar que o melhor desempenho acústico foi obtido pela amostra do compósito contendo 20% de pneu, que possui coeficiente de absorção sonora superior ao PU de mamona D-70, ao PU de mamona D-40, e ao PU de petróleo. Os compósitos produzidos apresentaram condutividade térmica menor que o poliuretano de petróleo e a lã de vidro, todavia, os valores obtidos demonstraram-se favoráveis para o uso do material como isolante térmico. Por fim, devido as exigências presentes na Instrução Normativa IN 018/DAT/CBMSC, testes de combustibilidade foram realizados nos corpos de provas que apresentaram maiores eficiências de absorção sonora (15% e 20% de raspas de pneu), e em amostras com 0% de resíduo. Os ensaios foram realizados segundo a Norma ISO 1182/1990, a qual caracterizou o material produzido com características de fácil combustão, e que desprende gases tóxicos quando submetido a altas temperaturas. A partir disto, conclui-se que o uso do composto obtido para  isolação térmica e absorção acústica torna-se inviável para estes fins, tendo em visto que sua composição apresenta resíduos de pneus, os quais são propagadores de chamas, e liberam gases tóxicos quando submetidos a elevadas temperaturas.

Biografia do Autor

Ingrid Schneider Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/Acadêmica
Acadêmica de Engenharia Ambiental
Rosiléa Garcia França, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/Professora
Profª Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, curso de Engenharia Ambiental

Referências

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 10534-2: Acoustics — Determination of sound absorption coefficient and impedance in impedance tubes. 1 ed. Genebra: Ch-1211, 1998. 27 p.

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Publicado
12-09-2016