DESENVOLVIMENTO DE PÃES DE FORMA COM AVEIA E COM TEOR DE SÓDIO REDUZIDO

  • Thaiane Silva Rios Universidade Federal da Fronteira Sul (Realeza)
Palavras-chave: pão de forma, sódio, fibra, doenças, crônicas, não transmissíveis, aveia.

Resumo

O alto consumo de sódio é considerado uma das principais causas do desencadeamento de doenças como hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo II, que podem levar também a insuficiência renal crônica e doenças cardiovasculares. Nos dias de hoje essas patologias não são frequentes somente em idosos, mas também em grande parte dos adultos e crianças. Atualmente o consumo de sódio se encontra acima do recomendado que é de 2g/dia/pessoa, podendo chegar o consumo em 4,9g/dia/pessoa. Após observar os prejuízos deste alto consumo para a saúde humana, o Ministério da Saúde tem elaborado um plano de redução do consumo de sódio, que se iniciou em 2009. Considerando que o pão contribui para 25,2% do consumo do mineral, o mesmo participa do plano de redução. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo elaborar um pão de forma com aveia e baixo teor de sódio, pensando em proporcionar a população um produto com maior qualidade nutricional, podendo auxiliar na prevenção da hipertensão e diabetes. Foi usado na formulação o farelo de aveia que é rico em beta–glucana, uma fibra solúvel. Foram elaboradas três formulações de pão: uma com retirada de 75% do sal da receita, outra com retirada de 50% do sal da receita, e a terceira o sal foi substituído por sal light que contém 30% de cloreto de sódio e 70% de cloreto de potássio. As análises físico-químicas como umidade, proteína, cinzas, gordura, carboidratos e fibra alimentar foram realizadas de acordo com os métodos padronizados pelo Instituto Adolfo Lutz (2005), e o sódio foi analisado segundo método de fotometria de chama, conforme descrito por SALAS, et al. (2009). A análise sensorial foi realizada com 120 provadores não treinados avaliaram sensorialmente o pão por meio de escala hedônica estruturada de nove pontos, sendo solicitado ao mesmo, indicar o que mais gostou e o que menos gostou com relação a parâmetros globais.

Biografia do Autor

Thaiane Silva Rios, Universidade Federal da Fronteira Sul (Realeza)
Aluna da 6ª fase do Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Referências

Borges, JTS, Vidigal, JG, Silva, NAS, Pirozi, MR, Paula, CD. Caracterização físico-química e sensorial de pão de forma contendo farinha mista de trigo e quinoa. Rev Brasileira de Produtos Agroindustriais, v. 15, p. 305-19, 2013.

Dias, GLE, Moraes, OMG, Camara, AO. Determinação Quantitativa da Concentração de Sódio em Pães Tipo Bisnaguinha Comercializados na Cidade do Rio de Janeiro. Rev. Visa em Debate, sociedade, ciência e tecnologia, v.3, n. 2, p. 2015.

Gnoatto, F. Elaboração de pães com farinha mista de trigo de linhaça e de casca de maracujá amarelo. Rio Grande do Sul: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim; 2011.

Lima, CC. Aplicação das farinhas de linhaça ( Linum usitatissimum L.) e maracujá ( Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) no processamento de pães com propriedades funcionais [mestrado]. Ceará: Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Mestrado em Tecnologia de Alimentos; 2007.

Silva, MEMP. Desenvolvimento e Avaliação de Pão Francês Caseiro sem Sal. Brazilian Journal of Food Technology. 2003; 6(2):229 – 36.

Publicado
09-09-2016