INFLUÊNCIA DAS DECISÕES DE MARKETING NAS DEMANDAS E SEU IMPACTO NAS FINANÇAS ORGANIZACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE EMPRESAS

  • Roberto Mauro Dall'Agnol Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Maiara Zamban Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Resumo

Atualmente, associar a teoria vista em sala de aula com a prática é um desafio para as instituições de ensino e, além disso, é item essencial para a concepção do desempenho profissional e para o aprimoramento de competências, habilidades e atitudes dos sujeitos em desenvolvimento. Dessa forma, a utilização dos jogos de empresas tornou-se uma opção de ensino e aprendizagem, tanto no meio acadêmico, quanto no meio empresarial, de modo que ele proporciona de forma dinâmica um modelo de tomada de decisões que são baseadas em concepções teóricas e fundamentadas em exemplos práticos. Assim, complementando as formas de educação tradicionais. Este estudo teve como objetivo identificar a influência das variáveis de marketing sobre o comportamento das demandas e seus respectivos impactos financeiros nas organizações. Primeiramente para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma revisão sistemática na plataforma CAPES com as buscas indexadas nas palavras-chave: jogos de empresas; estratégia de marketing; matriz estratégica e marketing e jogos de empresas. Como metodologia utilizada tem-se a pesquisa qualitativa, de abordagem sistêmica e natureza descritiva, estruturada em dimensões e categorias de análise que visaram indicar, inicialmente, sua trajetória e os procedimentos adotados para a consecução dos objetivos propostos. Como resultados dessa pesquisa foi possível evidenciar as variáveis de marketing principalmente no que diz respeito às variáveis do macroambiente e microambiente e foi possível estabelecer a relação dessas variáveis com as finanças organizacionais através de quadro proposto.
Publicado
05-09-2016