DOENÇAS DE BOVINOS NO SUDOESTE DO PARANÁ: 69 CASOS

  • Alcione Santa Catarina Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Jucemara Madel de Medeiros Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Gruchouskei Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudemir Weber Médico Veterinário Autônomo
  • Fabiana Elias Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Patologia Veterinária, Necropsia, Bovinos de leite, Sudoeste do Paraná.

Resumo

A Região Sudoeste do Paraná se destaca pela presença de inúmeras pequenas propriedades voltadas à produção leiteira, isso faz com que a região se torne uma das principais bacias leiteiras do Estado. No entanto, algumas dificuldades são observadas na atividade, ressaltando-se o êxodo rural e o surgimento de enfermidades, que além de interferir diretamente no bem-estar dos animais, acarretam em impactos financeiros negativos sobre a lucratividade da produção leiteira. Todavia, são escassas as informações sobre as doenças no Sudoeste, especialmente aquelas que causam a morte dos bovinos, desta forma, a necropsia abrolha como uma ferramenta de suma importância ao diagnóstico de doenças, a campo, uma vez que vários sinais da evolução de uma doença podem passar despercebidos pelo médico veterinário, o que pode mascarar as características de determinada enfermidade. Esta técnica de diagnóstico permite a realização de agrupamentos de dados que caracterizam certa doença à determinado sexo, raça, idade e tipo de alimentação. A partir disso, esse estudo teve como objetivo abordar os diagnósticos de necropsias em bovinos no Sudoeste paranaense, região de inserção da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A metodologia seguida foi a realização de necropsias a campo e revisão dos registros presentes no Laboratório de Patologia Veterinária da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) da UFFS campus Realeza-PR, desde o ano de 2012, quando teve início as atividades. Realizou-se a necropsia de 69 bovinos oriundos da agricultura familiar do Sudoeste paranaense, onde foram encontradas as seguintes causas de morte: Causas inflamatórias e/ou infecciosas (25/69); Distúrbios por agentes físicos (14/69); Intoxicações e toxinfecções (8/69); Doenças metabólicas e nutricionais (6/69); Doenças parasitárias (5/69); Causas desconhecidas (3/69); Distúrbios do desenvolvimento (3/69); Outros distúrbios (3/69) e Neoplasmas (2/69). A euritrematose apresentou-se endêmica na região, sendo identificada em 34,78% dos casos, entretanto, na maioria das necropsias manifestou-se como um achado de necropsia. Ademais, neste período também foram observadas duas zoonoses, a raiva e a tuberculose, sendo esta segunda a causa secundária da morte do animal, que veio a óbito devido a uma intoxicação. Por meio deste projeto pode-se elucidar as principais doenças que afetam bovinos leiteiros da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná, porém é necessária a continuidade deste trabalho para abranger um maior número de animais e estabelecer uma maior acurácia dos dados em relação à realidade local.

Referências

FIGHERA, Rafael Almeida. Causas de morte e razões para eutanásia em cães. 2008. 172 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

LUCENA, Ricardo B. et al. Doenças de bovinos no Sul do Brasil: 6.706 casos. Pesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v. 30, n. 5, p. 428-434, maio 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Departamento de Economia Rural. Números da pecuária paranaense: Ano 2016. Curitiba, 2016. 6 p.

PEIXOTO, P. V.; BARROS, C. S. L. A importância da necropsia em medicina veterinária. Pesquisa Veterinária Brasileira. Santa Maria, v.18, n. 3-4, Jul.1998.

SPRENGER, Lew Kan et al. Doenças de ruminantes domésticos diagnosticadas no Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Paraná: 1075 casos. Archives of Veterinary Sciense, v.20, n.4, p.45-53, 2015.

Publicado
19-09-2016