USO COMBINADO DE PEROXIDASES, ULTRASSOM E MICRO-ONDAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS.

  • Tatiani Andressa Modkovski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Gean Delise Pasquali Vargas
  • Simone Golunski
  • Camila Torbes Marques
  • Helen Treichel

Resumo

O presente trabalho investigou diferentes estratégias com o objetivo de incrementar a atividade das enzimas peroxidases (comercial e não comercial). Para tal, as enzimas foram submetidas a tratamentos em banho ultrassônico e micro-ondas a fim de avaliar o efeito destes sistemas, bem como a potência e a temperatura através de planejamentos experimentais. As enzimas peroxidases extraídas de farelo de arroz e farelo de soja quando tratadas em ultrassom, apresentaram um incremento de atividade (129,52% FA e 147,89% FS), sendo que para a enzima comercial, o incremento de atividade não foi tão expressivo. Os dados obtidos utilizando o tratamento com micro-ondas constitui um meio de reação para a realização de reações catalisadas por peroxidases, pois foi possível obter ganho de atividade nos ensaios realizados. O presente trabalho também investigou a aplicação das enzimas peroxidases não comerciais, extraídas de subprodutos de atividades agroindustriais (farelos de arroz e soja), na descoloração de um efluente sintético, o qual utilizou um corante têxtil em sua composição. Para tal, as enzimas foram submetidas ao contato com o efluente em agitador orbital, utilizando diferentes condições, a fim de avaliar a concentração de peróxido de hidrogênio (H2O2) e o volume de extrato enzimático ótimos para a reação de descoloração, através do uso da metodologia de planejamento experimental. O uso da enzima peroxidase extraída de farelo de arroz quando em contato com o efluente sintético, resultou em aproximadamente 46% de remoção de cor, quando foram utilizados maiores volumes de extrato enzimático (15 mL) em menores concentrações de H2O2 (20 e 40 mg/L) em 5h de reação. Para a enzima peroxidase extraída de farelo de soja não foram obtidos resultados satisfatórios de descoloração do efluente sintético. A partir dos resultados obtidos também foram analisados outros parâmetros do efluente sintético, a fim de investigar as modificações ocorridas no mesmo através do tratamento enzimático. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que a enzima peroxidase obtida através de uma fonte não comercial (farelo de arroz) possui potencial na descoloração de efluentes, já que seu processo de obtenção é fácil e viável economicamente se compararmos com sua fonte comercial. Neste contexto o trabalho realizado é extremamente relevante, uma vez que devido aos altos custos das enzimas comerciais, cada vez mais se faz necessário à descoberta por outras fontes enzimáticas mais baratas, e que possam ser alternativas promissoras aos tratamentos convencionais de efluentes.

Referências

BATISTELLA, L. et al. Assessment of two immobilized lipases activity and stability to low temperatures in organic solvents under ultrasound-assisted irradiation, Bioprocess Biosyst. Eng. (2011). Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1007/s00449-011-0573-4>. Acesso em: 14 de agosto de 2016.

CAO, X.; WEN, H.; LI, C.; GU, Z. Differences in functional properties and biochemical characteristics of congenic rice proteins. Journal of Cereal Science. v. 50, p. 184-189, 2009.

IKEHATA, K.; BUCHANAN, I. D.; SMITH, D. W. Recent Developments in the Production of Extracellular Fungal Peroxidases and Laccases for Waste Treatment, Journal of Environmental Engineering and Science, v. 03, p. 1-19, 2004.

LOPES, L. C. et al. Stability and structural changes of horseradish peroxidase:Microwave versus conventional heating treatment. Enzyme and Microbial Technology, v. 69, p. 10-18, 2015.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasil Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021- Assessoria de Gestão Estratégica. Brasília Junho de 2011. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Ministerio/gestao/projecao/PROJECOES%20DO%20AGRONEGOCIO%202010-11%20a%202020-21%20-%202_0.pdf>. Acesso em: 14 de agosto de 2016.

Publicado
05-09-2016