MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO SUDOESTE DO PARANÁ – O CASO DE PÉROLA D’OESTE E BOM JESUS DO SUL

  • Isabel Cristina Miorando Luft Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
  • Cristiane de Quadros Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
Palavras-chave: Formação de professores, História oral, Educação Básica, Sudoeste do Paraná.

Resumo

A falta de informações sobre a formação de professores na região Sudoeste do Paraná torna necessário relembrar e analisar as vivências desses profissionais, no intuito de compreender os modos como eles dão sentido a sua prática docente. Considera-se relevante conhecer a memória da formação de professores, para que se possa compreender e analisar lutas atuais do cenário educacional. Para Lopes (2008) a memória é “[...] uma reconstrução psíquica que acarreta uma representação seletiva do passado, um passado que nunca é aquele do indivíduo sozinho, mas do indivíduo inserido num contexto familiar, social ou nacional [...]” (p.85). Sendo assim pode-se compreender que as memórias não são construídas de maneira isolada nas pessoas, elas partem dos contextos por elas vivenciados, trazendo para o presente não só uma memória de si mesmo, mas sim uma memória de si mesmo, em um tempo e um espaço. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a proposta do projeto de pesquisa: A formação de professores da Educação Básica da região sudoeste do Paraná - a constituição de um Centro de memórias: o caso de Pérola d’Oeste e Bom Jesus do Sul. No referido projeto, busca-se investigar a história das Escolas da região do sudoeste do Paraná, bem como compreender e analisar como aconteceu a formação dos professores e como ela influenciou as práticas em sala de aula ao longo do tempo. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa (Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores: Processos teóricos-metodológicos da Ensinagem, o qual tem por metodologia a realização de encontros quinzenais, para discussão de textos, livros e artigos sobre a formação docente, que auxiliem na compreensão das vivências relatadas pelos professores e suas influências no cenário educacional, bem como busca compreender a formação docente na região Sudoeste do Paraná, e os reflexos dessa formação na educação atual. Os dados da pesquisa são coletados por meio da realização de entrevistas que são áudio-gravadas, as quais são posteriormente transcritas e armazenadas, além disso, procede-se a coleta de fotos, documentos e materiais didáticos - utilizados em diferentes épocas - dos entrevistados, que possam colaborar na rememoração das vivências educacionais em décadas passadas, analisando-os com base na perspectiva da pesquisa qualitativa. O projeto, em anos anteriores, abrangeu os municípios de Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. Neste último ano a pesquisa retomou os municípios citados e inseriu também, o município de Pérola d’Oeste. Ressalta-se que estava entre os objetivos do projeto, abranger também na edição 2015-2016 o município de Bom Jesus do Sul, no entanto, devido aos cortes orçamentários sofridos pela universidade, isso não tornou-se possível, em virtude da falta de recursos para deslocamento ao município citado. Sendo assim, a pesquisa foi realizada nos municípios de Pérola d’Oeste, Barracão e Santo Antônio do Sudoeste nos quais foram realizadas um total de dez entrevistas, com ex-professores e ex-gestores da rede Estadual e Municipal de ensino. Durante o desenvolvimento das entrevistas procura-se compreender de que maneira deu-se o processo de chegada das escolas até a região, tendo em vista a sua ocupação recente, datando da década de 1960, além de informações relevantes sobre os espaços escolares, as políticas públicas voltadas para educação vigentes antigamente, a formação docente dos profissionais que atuavam nos espaços de ensino, e de que maneira isso vem influenciando historicamente a construção da identidade docente dos professores da região Sudoeste do Paraná. Neste sentido, Castro (2009) afirma que o estudo das trajetórias docentes permite compreender a profissão em diferentes épocas, e que essa análise do passado pode servir de base para projeções futuras da profissão. A autora destaca ainda, que o resgate do passado se faz ouvindo antigos professores, que exerceram a profissão em outros tempos, nos quais os problemas, a realidade social, econômica e política do país eram diferentes.  As entrevistas realizadas são analisadas por diferentes metodologias, como por exemplo, a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2006), que segundo os autores é uma abordagem de análise transitória entre a análise de discurso e a análise de conteúdo. Essas análises propiciam a elaboração de publicações de trabalho referentes a pesquisa desenvolvida, bem como permitem formar conjuntos de textos que sirvam de referencial teórico para futuros trabalhos que sigam a mesma vertente proposta pela seguinte pesquisa. Há longo prazo pretende-se obter informações dos 42 municípios que compreendem a região Sudoeste do Estado do Paraná. Concomitante a coleta de dados ocorre seu armazenamento, buscando a constituição de um centro de memórias da formação docente, na universidade (campus Realeza), que por vezes pode ser utilizado para exposições de caráter itinerante, bem como reunir farta documentação que poderá servir como fonte para pesquisas atuais e futuras sobre a formação de professores. Ressalta-se ainda que juntamente ao desenvolvimento da pesquisa, está sendo organizado um livro, composto de diferentes olhares sobre esta pesquisa, afim de dispor para a comunidade acadêmica e também para o público externo, informações sobre a educação nesta região.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Miorando Luft, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
GRADUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGIAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS REALEZA. MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS CHAPECÓ
Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
Cristiane de Quadros, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza
Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza.

Referências

CASTRO, Magali. Memórias e trajetórias docentes: os bastidores de uma pesquisa. Revista Educação em foco. v. 12, n.1, UFJF – Juiz de Fora, MG, mar./ago. 2007.

LOPES, Sonia de Castro. Imagens de um lugar de memória da Educação Nova: Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos de 1930. Revista Brasileira de Educação. v.13, n.37, UFRJ, jan./abr. 2008.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria C. Análise Textual Discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

Publicado
15-10-2016