DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE PÃO FRANCÊS ENRIQUECIDO COM FARELO DE TRIGO E BAIXO TEOR DE SÓDIO

  • Jessica Saggiorato Chicoski Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
  • Elis Regina Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
  • Maiara Gambatto Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
  • Luciane Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
  • Jucieli Weber Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
Palavras-chave: Panificação, farelo de trigo, hipossódico, sal

Resumo

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver formulações de pão francês enriquecido com farelo de trigo com teor reduzido de sódio.

Métodos

Foram elaboradas quatro formulações de pão francês enriquecido com 10% de farelo de trigo com teores diferentes de sal. Os pães foram submetidos a análise de umidade, cinzas, proteína e fibra bruta conforme Instituto Adolfo Lutz, lipídeos determinados a frio segundo Bligh-Dyer, carboidratos por diferença e sódio por fotometria de chama segundo AOAC. A análise de cor determinada através do colorímetro Minolta pelo sistema Cielab. O crescimento analisado através da altura e largura em centímetros. A análise sensorial foi aplicada utilizando-se a escala hedônica de nove pontos, com 123 julgadores não treinados.

Resultados

As análises físico-químicas como umidade, proteínas, lipídeos, carboidratos e fibra bruta não apresentaram diferença significativa para as quatro formulações e foi observado diferença (p<0,05) no teor de cinzas e sódio entre as formulações. Com relação a cor, e ao crescimento as amostras não houve diferença significativa (p<0,05) entre as amostras. A análise sensorial dos atributos textura, sabor e aceitação global das formulações desenvolvidas também apresentou diferença significativa (p<0,05) entre as amostras.

As formulações obtiveram média localizadas entre sete e oito da escala hedônica demonstrando aceitação do consumidor por todas as formulações.

Conclusão

A diminuição nos teores de sódio e aumento do teor de fibras em formulações de pão francês se mostrou possível por meio deste estudo.

Referências

BORGES, J. T. S. et al. Caracterização físico-química e sensorial de pão de forma contendo farinha mista de trigo e quinoa. Rev Brasileira de Produtos Agroindustriais. v. 15. p. 305-19. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde Brasileiro/Brasil. Ministério da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde. 2005. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/DCNT.pdf>.

BRASIL. Política Nacional de Alimentação e nutrição PNAN. 2014. Disponível em: <http://nutricao.saude.gov.br/sodio.php>.

CAUVAIN, S. P. YOUNG, L. S. Tecnologia da panificação. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

HARTMANN V. et al. Características tecnológicas de pão de forma elaborado com redução de cloreto de sódio. Simpósio de Segurança alimentar alimentação e saúde. Bento Gonçalves, RS. 2015.

Publicado
09-09-2016