SELEÇÃO DE FUNGOS PATOGÊNICOS COM POTENCIAL FITOTÓXICO PARA CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS.

  • Sabrine Garbin Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Alana Pertile Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Francisco Wilson Reichert Acadêmico do programa de pós graduação em ciência e tecnologia ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Altemir José Mossi Professor doutor do curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Bioherbicida, Fitotoxinas, Fitopatogênicos, Plantas daninhas.

Resumo

RESUMO: As plantas daninhas ocasionam diversos prejuízos nas áreas agrícolas, pois reduzem a produtividade e provocam perdas na qualidade dos grãos. Os agrotóxicos trazem diversos prejuízos ao ambiente e ao ser humano, além de acarretar na elevação da resistência de insetos-praga, fungos fitopatogênicos e plantas daninhas. Diante disso, existe uma necessidade crescente de descobrir moléculas novas capazes de controlar a presença de plantas daninhas em áreas cultivadas. Nesta perspectiva, o presente projeto possui como objetivo principal formar um banco de microrganismos com potencial de produção de fitotoxinas e a partir disso isolar, cultivar e selecionar microrganismos com potencial para a produção de fitotoxinas e, posterior, formulação de bioherbicidas. Para os experimentos foram utilizadas as seguintes espécies de plantas daninhas: Conyza bonariensis, Polygonum convolvulus, Bidens pilosa, Panicum sanguinale, Ichnanthus candicans, Euphorbia heterophylla L, Eragrostis plana, Sida rhombifolia, Polygonum persicaria, Cenchrus echinatus, Desmodium incanum, Senecio brasiliensis, Solanum sisymbriifoliumSoliva pterosperma. Essas plantas daninhas são de ocorrência natural na Região do Alto Uruguai.  O isolamento dos micro-organismos a partir das amostras de plantas coletadas foi realizado em placas de Petri contendo meio de cultura Batata Dextrose Ágar (BDA) e incubadas a 28°C por 7 dias no escuro, após foi feito a repicagem do material até se obter uma cultura pura. Após a obtenção de culturas puras foi feito o sobrenadante, que foi realizado em fermentação submersa através do uso de frascos agitados, contendo 125 mL de meio de cultura. As fermentações foram realizadas a 28°C em shaker, agitados a 120 rpm, permanecendo por 72 horas sob estas condições. Após foram submetidos à centrifugação, agitados a 4.000 rpm durante 10 minutos.  O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento inteiramente casualizado, com 13 repetições, onde 1 foi utilizada como testemunha que não recebeu tratamento e as demais foram aplicados o bioherbicida de Erva de Bicho e de Buva. Os bioerbicidas foram aplicados 1 única vez sobre toda a área foliar das plantas daninhas com um borrifador e seu efeito foi avaliado a cada 5 dias durante 30 dias. A avaliação da ação do bioerbicida foi realizada visualmente, foram determinadas as porcentagens de danos aos tratamentos, observando em 1, 5, 10,15 e 20 dias após a aplicação nas plantas. Como resultado pode-se observar que houve significância nos resultados com o bioherbicida contendo Erva de Bicho e Buva sobre as plântulas de Leiteiro e Buva. Com isso conclui-se que Os bioherbicidas realizados a partir das plantas daninhas como Polygonum convolvulus e Conyza bonariensis tiveram efeito significativo sobre as plantas daninhas Euphorbia heterophylla L. e Ichnanthus Candicans. Porém são necessários maiores estudos para que eles possam ser testados a campo.

Biografia do Autor

Sabrine Garbin, Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim, bolsista CNPq
Alana Pertile, Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
Francisco Wilson Reichert, Acadêmico do programa de pós graduação em ciência e tecnologia ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
Acadêmico do programa de pós graduação em ciência e tecnologia ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, bolsista CAPES
Altemir José Mossi, Professor doutor do curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul
Professor doutor do curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul

Referências

CONAB-COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2014/15, Sétimo Levantamento, 32p. 2015.

PETTA, T. Técnicas modernas em espectrometria de massas aplicadas no isolamento de bioherbicidas produzidos por microrganismos. 2008. 99 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

RADOSEVICH, S.; HOLT, J.; GHERSA, C. Ecology of weeds and invasive plants: relations hipto

VEIGA, M. M. et al. Análise da contaminação dos sistemas hídricos por agrotóxicos numa pequena comunidade rural do Sudeste do Brasil. Cad. de Saúde Pública. v. 22, n. 11, p. 2391-2399, Nov. 2006.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISAS AGROPECUÁRIAS –. Cultivo do arroz irrigado no Brasil: consumo, mercado e comercialização. Brasília: EMBRAPA, 2005. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Arroz/ArrozIrrigadoBrasil/cap01.htm > Acesso em: 01 out. 2013.

Publicado
19-09-2016