AVALIAÇÃO DAS PERDAS DE QUALIDADE DURANTE A FERMENTAÇÃO E A ESTABILIDADE AERÓBIA DE SILAGEM DE MILHO INOCULADAS COM LACTOBACILLUS BUCHNERI

  • Eduardo Caramori Priamo Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza
Palavras-chave: alimentação animal, conservação de forragem, qualidade.

Resumo

Fundamentados na importância da silagem de milho como alimentação animal e nesse contexto sua armazenagem em propriedades rurais, também tendo em vista os problemas decorrentes da má fermentação, o uso de inoculante bacteriano visa minimizar as perdas e conferir estabilidade à silagem após abertura dos silos. Objetiva-se avaliar as perdas de nutrientes resultantes do processo de fermentação da silagem de milho inoculadas com Lactobacillus buchneri e a estabilidade aeróbia. Os silos inoculados e não inoculados foram expostos ao ar em temperatura controlada a 26°C, onde foram avaliadas a temperatura, o pH e o teor de matéria seca (MS) nos tempos 0, 12, 24, 48 e 72 horas após a abertura. As amostras foram processadas e analisadas no Laboratório de Bromatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza. Os resultados obtidos e discutidos permitem uma comparação relevante da inoculação sobre a qualidade da silagem.

Referências

AMARAL, Rafael Camargo do. Estratégias de controle da deterioração aeróbia em silagem de milho e seu valor alimentício para vacas em lactação. 2011. 175 f. Tese (Doutorado) - Curso de Zootecnia, Ciência Animal e Pastagens, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2011.

GIMENES, Agda Luzia de Godoy et al. Composição química e estabilidade aeróbia em silagens de milho preparadas com inoculantes bacteriano e/ou enzimático. Acta Scientiarum: Animal Sciences, Maringá, v. 28, n. 2, p.153-158, abril/junho. 2006.

Mc DONALD, P.; HENDERSON, A.R.; HERON, S.J.E. The biochemistry of silage, 2.ed. Merlow: chalcomb publications, 340p. 1991.

SILVA, A.V.; PEREIRA, O.G.; VALADARES FILHO, S.C; GARCIA, R; CECON, P.R.; FERREIRA, C.L.L. Consumo e digestibilidades dos nutrientes em bovinos recebendo dietas contendo silagens de milho e sorgo, com e sem inoculante microbiano. Revista Brasileira de Zootecnia, v.35, n.6, p.2469-2478, 2010.

OLIVEIRA, L.B.; PIRES, A.J.V.; CARVALHO, G.G.P. et al. Perdas e valor nutritivo de Silagens de milho, sorgo-sudão, sorgo forrageiro e girassol. Revista brasileira de Zootecnia, v.39, n.1, p.61-67, 2010.

Publicado
19-09-2016